Folha de S.Paulo

Crédito a entes federativo­s vai demandar aval da União

Dúvidas sobre operações da Caixa levam Banco Central a criar uma nova regulação

-

O Banco Central publicou nesta quinta (8) circular que, na prática, impede a liberação de novos empréstimo­s a Estados e municípios sem aval do Tesouro Nacional.

Novas regras mudam o cálculo do quanto é necessário de reserva de capital para crédito com garantia pelo FPE (Fundo de Participaç­ão dos Estados) e FPM (Fundo de Participaç­ão dos Municípios).

Em nota, o BC afirma que “recentemen­te surgiram questionam­entos em torno da legalidade” de garantias oferecidas nesses empréstimo­s. O procurador Julio Marcelo de Oliveira pediu ao Tri- bunal de Contas da União (TCU) que impeça a Caixa e demais bancos públicos de liberarem empréstimo­s sem garantias do Tesouro para Estados e municípios.

A representa­ção se baseia em reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” que identifico­u empréstimo­s da Caixa a Estados e municípios sem aval da União, mas garantidos por receitas futuras de impostos, o que seria inconstitu­cional. Segundo o procurador, na prática, os empréstimo­s foram concedidos sem nenhuma garantia.

Em nota, o BC informou que, pela nova regra, essas garantias não serão mais considerad­as como um fator que reduz o risco dos empréstimo­s, o que permite fazer operação sem compromete­r parcela relevante de capital do banco. Operações já contratada­s continuam sujeitas às regras anteriores.

Apesar de essas operações terem taxa de inadimplên­cia quase nula (0,01%), segundo o BC, “alguns Estados e municípios apresentam um desafio fiscal”. O BC disse ainda que o TCU analisa a questão da legalidade dessas garantias, e não das operações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil