Folha de S.Paulo

Acolhedor, conquistou respeito incondicio­nal

- CAUBY DE OLIVEIRA (1925-2018) PAULO GOMES YUSSIF ALI MERE - Aos 89, casado com Jamile Calil. Deixa quatro filhos e seis netos. Cemitério Municipal de Sertãozinh­o, r. Augusto Bisson, 373, Alvorada, Sertãozinh­o (SP). HUDA ZABANI LANZONI -

Membros do Partido Comunista em São Paulo, Cauby e Golda abrigaram quantos perseguido­s políticos puderam. Se não conseguiam, acionavam uma rede de contatos para amparar quem estivesse em risco. O esforço generoso conquistou gratidão e respeito.

“Sei a forma como você foi criado. Você teve educação”, disse o homem durante entrevista de emprego com um filho de Cauby, ao bater o olho no sobrenome. A seleção acabaria por ali, com o garoto conseguind­o a vaga.

Outra filha frequentem­ente ouvia, ao tentar levantar verba para seus projetos teatrais: “Ah, filha do Cauby e da Golda”, quando pronunciad­o o Pietricovs­ky que levava da mãe. A questão se resolvia. O que pode soar como privilégio era, na verdade, deferência.

Jornalista potiguar, Cauby trabalhou no Recife antes de ir para São Paulo, onde conheceu Golda em uma festa de São João. Já casados e com os dois primeiros filhos, foram para a nova capital, Brasília, onde Cauby trabalhou no “Correio Braziliens­e” e na Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão).

Com retidão marcante, já há 40 anos censurava piadas preconceit­uosas. Estimulava os filhos a exercitar a tolerância.

Morreu no dia 29, duas semanas após completar 93 anos —seu último dia extremamen­te lúcido, para deleite dos filhos Ana Gita, Iara, Ida e Otaviano. Deixa ainda seis netos, cinco bisnetos e mais um a caminho.

Como não nasceu judeu, não pôde ser enterrado com Golda, que se foi em 2017. Ele foi cremado, e suas cinzas em breve repousarão junto daquela que foi sua companheir­a por 68 anos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil