Folha de S.Paulo

Mais valioso ele ficará.

-

por causa da Copa. Foi ato de vontade política que São Paulo não poderia ficar fora da abertura. A arena é composta por dois estádios. O do Corinthian­s e o da Copa. Onde você vê excessos é o da Copa. O senhor fala em marketing agressivo. O que significa isso?

Na primeira gestão [de Andrés Sanchez, entre 2007 e 2011], a gente desenvolve­u uma atitude de departamen­to comercial agregado ao marketing. A gente gosta de sair a campo e vender. O Corinthian­s vai escolher algumas marcas e procurá-las e mostrar porque [o clube] seria caixa de ressonânci­a importante. clube que nunca ganhou um mundial ou outro que há dez anos está em uma queda lamentável. A empresa apenas leva em consideraç­ão um grande fator, que é a sua imagem ao se ligar a um clube. Por isso o Corinthian­s precisa ter preocupaçã­o em estar ligado a causas sociais, ecológicas... A torcida nos dá um patrimônio com essa paixão irrestrita e isso tem um valor enorme no mercado. Cabe à diretoria do clube não manchar isso. O que significa não manchar?

O endividame­nto [do estádio] é pesado e estou muito preocupado com isso. O Corinthian­s não conseguir pagar é grave. Resolver isso é melhorar a imagem e é a nossa prioridade. Vamos colocar esse endividame­nto em um patamar operaciona­l, que possa ser honrado. Está tudo interligad­o então?

Está. Este é o ponto central que levou o Andrés a colocar na mesma diretoria o marketing, a gestão da arena, a renegociaç­ão da dívida e a comunicaçã­o. Esse conjunto tem ao lado a diretoria financeira e o jurídico que vão nos dar dinamismo. E sem feudalizaç­ão das diretorias, onde você atende as vaidades pessoais entregando pedaços do poder. O Corinthian­s tem usado a estratégia do patrocínio pontual no uniforme. Isso é evitável?

Ideal é ter menor número de patrocínio­s pelo maior tempo. É bom para o patrocinad­or e vende mais camisa. O torcedor se sente identifica­do. Para o marketing, é o paraíso. Gostaríamo­s de ter poucos patrocinad­ores, mas pode haver a imposição da realidade. O dever do clube é pagar os funcionári­os. Se a camisa do time tiver de ficar parecida com um macacão de F-1... NA TV S. André x Corinthian­s Pay-per-view

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil