Folha de S.Paulo

CRÍTICA Bom elenco não salva filme da ‘síndrome de autoajuda’

Jake Gyllenhaal interpreta homem que perdeu as pernas na Maratona de Boston

- SÉRGIO ALPENDRE

FOLHA

É estranho ver o diretor que despontou no começo do século com “George Washington” e “Prova de Amor”, dois filmes relativame­nte pequenos e com pretensões autorais, realizar agora uma espécie de cinema da autoajuda.

Essa é a limitação que “O que Te Faz Mais Forte” não consegue ultrapassa­r, apesar de apresentar alguns elementos que ao menos o colocam acima de outras tentativas nesse subgênero.

David Gordon Green sempre gostou de desafios e de correr riscos. Aqui, tenta dar conta de uma história real com altos índices de periculosi­dade quando passada para um drama cinematogr­áfico: a luta de Jeff Bauman para superar o trauma de ter perdido suas duas pernas numa das explosões no atentado contra a tradiciona­l Maratona de Boston, em 2013.

O próprio Bauman escreveu o livro, com a ajuda de Bret Witter. A adaptação para o longa foi feita por John Pollono, roteirista de parca experiênci­a no cinema. Jake Gyllenhaal assumiu o papel principal, Miranda Richardson interpreta sua mãe, e Tatiana Maslany, a namorada.

Notamos que o processo de adaptação à nova condição (como também o momento pós-explosão) é mostrado com um realismo incrível. Graças à tecnologia atual, vemos o ator sem partes de suas pernas.

Assim, vemos a fisioterap­ia, os cuidados médicos, a tentativa de adaptação com as próteses e as dificuldad­es na hora de fazer as necessidad­es básicas com um realismo aflitivo que nos coloca quase na pele de Bauman (ajuda que Gylenhaal esteja mais uma vez estupendo).

Bauman tem outros dois problemas. A mãe é alcoólatra e infantil. Quer a todo custo que o filho seja visto pelo mundo como um herói e pensa até em atrair Oprah Winfrey para entrevistá-lo.

É um trabalho notável dessa atriz versátil que é Miranda Richardson (em cartaz recentemen­te no filme “Churchill”, não o de Gary Oldman), capaz de brilhar em diversos tipos de registro.

A namorada, Erin, sofre com a dificuldad­e de Bauman em aceitar o que lhe aconteceu e em não facilitar a ajuda, o que é natural, dado o trauma que ele sofreu.

Erin (bom trabalho de Tatiana Maslany) sofre mais ainda no contato com a mãe dele, que não faz nada para ajudar o filho nas coisas mais básicas (STRONGER) DIREÇÃO David Gordon Green ELENCO Jake Gyllenhaal, Tatiana Maslany e Miranda Richardson PRODUÇÃO EUA, 2017, 14 anos QUANDO em cartaz AVALIAÇÃO bom

 ?? Divulgação ?? Tatiana Maslany e Jake Gyllenhaal em cena do filme de David Gordon Green
Divulgação Tatiana Maslany e Jake Gyllenhaal em cena do filme de David Gordon Green

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil