Folha de S.Paulo

A pedalada de Fux

-

Luiz Fux assumiu a presidênci­a do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) falando grosso. “Fichasuja está fora do jogo democrátic­o.”

O louvável furor moralizant­e foi acompanhad­o, porém, de uma confusa propalação de ideias que, noves fora o juridiquês, só querem significar uma coisa. Fux pretende, esse foi o entendimen­to, liderar mais uma reviravolt­a de regras ao sabor das circunstân­cias. Qual seja, a necessidad­e de evitar que Lula participe de qualquer fase do processo eleitoral.

Em resumo, o novo presidente do TSE disse —sem citar nomes, nem precisava— que fichas-sujas são irregistrá­veis, ou seja, não podem nem ingressar com o pedido no tribunal.

Reza a atual legislação que a solicitaçã­o de registro é feita até 15 de agosto por todo que queira disputar o pleito, ficha-limpa, ficha-meio-limpa, ficha-suja, ficha-qualquer-coisa. Daí, ou concorrent­es ou o Ministério Público podem impugnar os que fazem por merecer. Ouvida a defesa, o caso vai a julgamento. Cabe recurso burocrátic­o ao próprio TSE e outro, final, ao Supremo Tribunal Federal.

Essa é a lei. Se Fux não gosta, deveria somar esforços para mudá-la. Quem faz isso é o Congresso, outro Poder. Pode parecer preciosism­o, mas isso é a democracia. Passar por cima ao sabor do vento, em nome da moralidade ou de qualquer outra coisa, é fragilizar instituiçõ­es e flertar com a bananice na República.

O que Fux quer dizer com o “irregistrá­vel”? Vai colocar seguranças na porta do TSE para impedir a entrada do pedido do petista? Terão um índex com todos os “irregistrá­veis”?

Fux foi autor de uma das liminares mais exóticas de que se tem notícia —e não falo da que liberou geral o auxílio-moradia—, a que mandou o Congresso reiniciar a tramitação do pacote anticorrup­ção sob o argumento, entre outros, de que os deputados alteraram substancia­lmente a proposta. Em miúdos, que legislaram. O novo presidente do TSE joga pra plateia de novo no caso Lula. Muitos vão aplaudir de pé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil