Folha de S.Paulo

Kim Jong-un convida líder sulcoreano para cúpula em Pyongyang

-

DAS AGÊNCIAS NOTÍCIAS

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, convidou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, para participar de uma reunião de cúpula em Pyongyang, enquanto os EUA advertiram contra “a operação de sedução olímpica” do regime norte-coreano.

O convite foi transmitid­o por Kim Yo-jong, irmã do ditador, que está no Sul para a Olimpíada de Inverno.

“A enviada especial Kim Yo-jong entregou uma carta pessoal de seu irmão que expressa o desejo de melhorar a relação entre as Coreias”, declarou o porta-voz de Moon, Kim Eui-kyeom. Também transmitiu verbalment­e o convite de seu irmão para que Moon visite “o Norte no momento que mais lhe convier”.

Moon, a irmã do ditador e o chefe de Estado norte-coreano, Kim Yong-nam, se reuniram para um almoço neste sábado (10).

O líder sul-coreano não respondeu ao convite. Pediu que sejam criadas “boas condições” para a visita e que o Norte dialogue com os EUA.

“É absolutame­nte necessário que o Norte e os EUA iniciem um diálogo rapidament­e”, disse Moon, segundo seu porta-voz.

Caso o encontro ocorra, será o terceiro do tipo, após as reuniões que Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un, teve em Pyongyang com os presidente­s sul-coreanos Kim Dae-jung e Roh Moo-hyun, em 2000 e 2007, respectiva­mente.

Mas o encontro pode gerar discórdia entre Moon e o presidente americano, Donald Trump, que há poucas semanas trocava insultos e ameaças apocalípti­cas com Kim.

Washington exige que Pyongyang mostre, antes de qualquer negociação, que está disposta a renunciar a seu programa nuclear —quando Kim se vangloria de o país ter se tornado um “Estado nuclear de pleno direito”.

A proposta ocorre após dois anos de tensão na península, período em que Pyongyang realizou três testes nucleares e dezenas de testes de mísseis, ameaçando atingir os EUA.

 ?? Yonhap/AFP ?? Kim Yo-jong (esq.) entrega carta de seu irmão ao líder sul-coreano, Moon Jae-in, em Seul
Yonhap/AFP Kim Yo-jong (esq.) entrega carta de seu irmão ao líder sul-coreano, Moon Jae-in, em Seul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil