Folha de S.Paulo

No ano de seu centenário, o Cordão da Bola Preta arrastou multidão no centro do

-

Rio, na manhã deste sábado (10). No Recife, o mesmo aconteceu com o tradiciona­l Galo da Madrugada.

“O Carnaval só começa com o Bola”, disse o aposentado José Julio, 85, que desde os 18 anos frequenta o bloco. Há cinco anos ele participa com a mulher, Neude Costa, 85, após se conhecerem em site de relacionam­entos.

O bloco atrai também jovens. Um grupo brincava vestido de homem das cavernas, com os corpos pintados de preto e perucas black power. Eles se auto intitulava­m “O Bonde do Uga-Uga”.

Há seis anos os amigos de Bangu, zona oeste, saem com a mesma fantasia, criada há 19 anos pela geração mais velha do bairro onde moram.

“A gente sai com essa fantasia só no Bola Preta. Nos outros blocos vamos com roupa normal porque também queremos paquerar”, disse o aluno Tiago Leal, 23.

Apesar de grande público, que tomou quase toda a extensão da rua, um major da PM no local disse à Folha que o bloco estava menor em relação a anos anteriores.

O bloco também foi marcado por mensagens políticas. Um grupo de funcionári­os da UFF (Universida­de Federal Fluminense) carregava balões com a expressão “Fora Temer”, em referência ao presidente Michel Temer (MDB).

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) também foi alvo de protesto. Médicos da rede municipal levantaram cartazes com a inscrição “Saúde em pânico com Crivella”, em alusão aos salários atrasados de médicos e enfermeiro­s nas clínicas da família da cidade. GALO DA MADRUGADA No Recife, o Galo da Madrugada arrebanhou multidão de foliões com tradiciona­is fantasias carnavales­cas e outros que se vestiram de Michael Jackson e Jesus.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil