Folha de S.Paulo

Série coloca família multirraci­al em foco

Com roteiro de Alan Ball, de ‘A Sete Palmos’, obra tem como protagonis­ta casal que adota filhos de diferentes países

- GUSTAVO FIORATTI TONY GOES

Na série que estreia hoje, assuntos como homossexua­lidade e drogas são tratados com naturalida­de

Tudo o que se esperava do roteirista americano Alan Ball era que ele, como na série “A Sete Palmos” (2001-2005) e no filme “Beleza Americana” (2000), voltasse a colocar uma família no centro de uma história farta de personalid­ades fortes e crises psicológic­as. Esse dia chegou.

Autor também de “True Blood” (2008-2014), série que se desenvolve­u a partir de conflitos e romances entre vampiros e humanos em uma pequena cidade da Louisiana, Ball agora chega às telas com “Here and Now”, que estreia neste domingo (11) na HBO, o mesmo canal que exibiu as duas séries anteriores.

Em “A Sete Palmos”, uma camada de excentrici­dade emergia da morbidez por trás dos entraves entre os membros de uma família que tocava uma pequena agência funerária. Agora, essa qualidade ganha um tom político.

A família Bishop, em “Here and Now”, se forma com um casal (Tim Robbins e Holly Hunter) que, além de ter uma filha biológica, adotou três crianças: na Colômbia, na Libéria e no Vietnã.

O primeiro episódio é todo estilhaçad­o em cenas rápidas, que contemplam todos os personagen­s e ainda dão espaço a amigos e colegas de trabalho. Apresenta-se, no núcleo, o casal, aparenteme­nte no princípio de uma crise.

Hunter interpreta uma matriarca centraliza­dora, ainda que nada careta. Ela conta aos filhos suas experiênci­as com drogas lisérgicas e não há nenhuma espécie de crise quando um de seus meninos (Daniel Zovatto) chega em casa com um novo namorado.

Bem diferente de “A Sete Palmos”, que teve episódios e mais episódios dedicados ao drama de um personagem adulto saindo do armário. Bom lembrar que a adoção já fora tema na obra anterior, quando esse mesmo personagem, já casado com um homem, decide virar pai.

A crise do casal Bishop se evidencia no papel de Robbins, um filósofo sufocado pelas intempérie­s e os arroubos de autoritari­smo da mulher. Não faltará a cena de drama no chuveiro, olhos fechados sob a água que cai, enquanto ela dá ordens. FANTÁSTICO Embora os diálogos abasteçam a trama de questões psicológic­as, há também elementos que sugerem que Ball importará de “True Blood” sua experiênci­a com o fantástico. Nesse início de novelão, um dos filhos passa a ter estranhas visões relacionad­as ao número 11.

Os problemas dos outros três filhos também estão no cardápio de nós a serem desatados, mas ainda não são apontados como centrais.

Uma das filhas (a biológica, Sosie Bacon) quer perder a virgindade e não sai da internet. Outra (Jerrika Hinton) tira “folgas”, como ela mesma chama, do dia a dia com o marido e a filha, para curtir uma vida menos regrada, incluindo drogas e sexo. Raymond Lee, por fim, interpreta um ambicioso autor de um livro de autoajuda.

Os conselhos psicológic­os e sentimenta­is proliferam no primeiro episódio, às vezes resvalando em clichês do tipo “o que é passado já passou, o que vale é o que vivemos aqui e agora”, óbvia menção ao próprio título. HORÁRIOS Quem quiser acompanhar na TV paga deve ficar atento: a exibição da série será simultânea no Brasil e nos Estados Unidos. Isso significa que, com o fim do horário de verão, a partir do dia 18 de fevereiro, os episódios inéditos serão exibidos às 23h (antes disso, à meia-noite).

Em março, haverá uma nova mudança: a partir do dia 11, a série vai ao ar às 22h. NA TV Here and Now Estreia da série

neste domingo (11), à meia-noite; a partir de 18/2, às 23h e, de 11/3 em diante, às 22h; disponível também na HBO GO

 ?? Divulgação ?? Os atores Holly Hunter e Raymond Lee, como mãe e filho, em cena da série de dez episódios “Here and Now”, que estreia na HBO neste domingo (11)
Divulgação Os atores Holly Hunter e Raymond Lee, como mãe e filho, em cena da série de dez episódios “Here and Now”, que estreia na HBO neste domingo (11)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil