Folha de S.Paulo

Único pentacampe­ão ativo, Lúcio estende carreira no DF

Ex-capitão da seleção defende o Gama, que tem média de público de 1.654

- LUIZ COSENZO

Jogador de 39 anos quer prolongar carreira por mais dois anos, mas ainda não tem time para o 2º semestre

“Minha meta é fazer um bom campeonato neste primeiro semestre e, na sequência, continuar a minha carreira em outro clube.”

O discurso corriqueir­o no futebol brasileiro passaria despercebi­do se não fosse de Lucimar Ferreira da Silva, o zagueiro Lúcio, 39, campeão mundial com a seleção brasileira em 2002.

Depois de passagens sem sucesso por São Paulo, onde foi afastado, e Palmeiras — onde teve o contrato rescindind­o ao final de uma temporada—, o jogador insiste em continuar na carreira.

Prestes a completar 40 anos, no dia 8 de maio, Lúcio está no Gama para a disputa do Campeonato Candango depois de ficar 13 meses sem clube. O seu último time foi o FC Goa, da Índia.

“Eu me sinto muito bem, super saudável. Consigo treinar bem, jogar bem. É como se eu estivesse com 34 anos. A recuperaçã­o que é um pouquinho mais demorada, mas estou muito feliz. Nesta idade, a experiênci­a ajuda muito. Você aprende a dosar o ritmo, sabe a hora certa de avançar e também orienta os companheir­os com relação ao posicionam­ento”, disse Lúcio à Folha.

“O meu passado foi brilhante, mas não podemos viver apenas de passado. Foi uma decisão difícil para mim, mas o futebol virou um hábito meu, fiquei muito acostumado com essa sensação e quero jogar por pelo menos mais dois anos. Tenho que ter consciênci­a de que preciso ter um bom desempenho. Jogar

LÚCIO

zagueiro do Gama e treinar bem no nível dos meus outros companheir­os de clube”, acrescento­u o jogador, que é o único pentacampe­ão em atividade.

No Gama, o zagueiro encontra uma realidade bem diferente do que viveu durante os 25 anos de carreira. Ele joga em estádios acanhados e praticamen­te vazios.

Das quatro partidas com borderô divulgados pela Federação de Futebol do Distrito Federal, a média de público presente de sua atual equipe foi de 1.654.

Algo bem diferente de sua carreira, que tem passagens por Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Inter de Milão e Juventus, além dos brasileiro­s Internacio­nal, Palmeiras e São Paulo.

Neste período, colecionou títulos: foi campeão Italiano, da Liga dos Campeões, do Mundial de Clubes da Fifa e tricampeão alemão. INDEFINIÇíO Lúcio convive agora com a incerteza sobre onde jogará no segundo semestre. Ele tem contrato com o Gama até meados de abril, quando acaba o Campeonato Candango.

“O calendário do futebol brasileiro é sempre uma discussão muito grande. Enquanto uns clubes jogam demais, outros jogam muito menos. A prioridade seria arrumar mais opções para os clubes menos favorecido­s para ter um calendário maior. Os grandes clubes já têm automatica­mente um ano cheio de jogos e grandes competiçõe­s com estádios cheios. O calendário teria que favorecer os times menores”, afirma

Não é apenas o calendário do futebol brasileiro que preocupa o jogador. Ele também acredita que as competiçõe­s no país estão “niveladas por baixo”. Vê que a maioria das equipes não entra mais nas competiçõe­s pensando em títulos ou classifica­ções para torneios importante­s e sim para evitar o rebaixamen­to.

O zagueiro também acredita que o esporte mais popular do país ficou manchado em razão das denúncias de corrupção ligadas à CBF.

“É triste você ter um presidente que está preso [José Maria Marin], outro que não deixa o país porque pode ser preso [Marco Polo Del Nero] e outro que está sendo investigad­o [Ricardo Teixeira]. Isso mancha, suja muita a história da seleção brasileira pelas conquistas e glorias que sempre teve dentro de campo. Tanto no futebol como na política nacional estamos vivendo esse momento de corrupção”, completa.

Eu me sinto muito bem, super saudável. Consigo treinar bem. É como se estivesse com 34 anos. A recuperaçã­o é um pouquinho mais demorada, mas estou feliz. Nesta idade, a experiênci­a ajuda. Você aprende a dosar o ritmo, sabe a hora certa de avançar

 ?? Fotos André Coelho/Folhapress ?? O zagueiro Lúcio em treino com o Gama
Fotos André Coelho/Folhapress O zagueiro Lúcio em treino com o Gama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil