Folha de S.Paulo

A resposta republican­a à questão é olhar para todos os Poderes e acabar com privilégio­s incompatív­eis.

- (São Paulo, SP)

Para um político experiente como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apontar Luciano Huck, um apresentad­or de programa de televisão, como candidato à Presidênci­a da República, é porque o Brasil está de fato sem uma liderança para conduzir os destinos do país.

MELCHIOR MOSER

No Brasil, os ecos [das energias que levaram ao colapso arranjos partidário­s enraizados] serão apenas ruídos, graças à blindagem imposta pelo clube fechado dos partidos que detém o monopólio das candidatur­as, condenando o país a um atraso institucio­nal pela impossibil­idade de candidatur­as independen­tes. Os partidos têm donos e as suas portas estão fechadas aos cidadãos comuns (“Os bárbaros esperam”, de Vinicius Mota”, “Opinião”, 12/2) .

WILSON OLIVEIRA

Carlos Marun

ANTONIO CARLOS RAMOZZI

Auxílio-moradia O auxílio-moradia deve ser concedido para quem mora longe do local de trabalho e não tem imóvel na cidade (“Juízes que condenaram Lula têm auxílio mesmo com imóvel no RS”, “Poder” 11/2). Mesmo assim, deve ser temporário. Defender essa aberração é debochar dos demais trabalhado­res. JOAQUIM BRANCO

OSEIAS BUENO RIBEIRO (São Paulo, SP)

Apesar de ser lamentável que essa questão tenha sido regida por uma liminar, a responsabi­lidade pelo gasto não é só do ministro Luiz Fux ou do Supremo Tribunal Federal, mas de cada juiz que pediu e recebeu o auxílio (“STF deve restringir uso de auxílio-moradia por juízes”, “Poder”, 12/2).

JOÃO FERNANDO DE OLIVEIRA COELHO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil