Folha de S.Paulo

Temer pretende distribuir refugiados por Estados

- GUSTAVO URIBE

O presidente Michel Temer defendeu nesta segunda (12) que os milhares de refugiados venezuelan­os em Roraima sejam distribuíd­os por outras unidades da federação.

Em Boa Vista, ele afirmou que o grande fluxo de imigrantes tem causado problemas, mas que não impedirá a entrada dos estrangeir­os.

A ideia do governo federal é fazer um censo dos refugiados e distribuí-los como ocorreu após a entrada de haitianos no Acre, em 2015.

“O fluxo de venezuelan­os cria problemas para Roraima e poderá se estender a outras unidades da federação se não tomarmos medidas de natureza federal. É necessário avaliar a possibilid­ade de conduzi-los a outros Estados, diversific­ando a entrada”, disse.

O presidente diz que os estrangeir­os “tiram empregos da população roraimense” e promete resolver o problema em seu mandato, que acaba em dezembro, sem barrá-los: “Ninguém vai impedir os refugiados de virem para cá. Vamos ordenar as entradas”.

A viagem de Temer, que ocorre dois anos após a explosão da crise migratória venezuelan­a, se resumiu à visita ao palácio de governo. Ele não foi a abrigos de refugiados nem à praça onde acampam os estrangeir­os, como queriam autoridade­s locais.

Na semana passada, Boa Vista foi palco de dois incêndios criminosos em casas habitadas por venezuelan­os, que deixaram cinco feridos, incluindo uma criança. Um “Não viria aqui para fazer um palanque politiquei­ro, e a situação do Brasil é muito grave”, disse.

Na semana passada, ele ressaltara o atrito entre Brasília e Caracas após o regime de Nicolás Maduro declarar o embaixador brasileiro “persona non grata” no país.

No encontro, a governador­a Suely Campos (PP) apresentou pedidos como a obrigação de que os refugiados sejam vacinados na fronteira, aumento do efetivo da Polícia Federal e mais recursos para segurança pública.

Sem estrutura, Boa Vista acolhe 40 mil venezuelan­os, acirrando tensões. Muitos pedem esmola, vendem doces e lavam para-brisas. Na movimentad­a avenida Venezuela, estrangeir­os se oferecem como pedreiros e pintores.

 ?? Beto Barata/Presidênci­a da República ?? A governador­a de Roraima, Suely Campos, recebe Temer
Beto Barata/Presidênci­a da República A governador­a de Roraima, Suely Campos, recebe Temer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil