Folha de S.Paulo

Fox diz que garante a independên­cia da Sky

Reguladore­s britânicos temem influência de empresa de Rupert Murdoch em notícias

-

A Twenty-First Century Fox, de Rupert Murdoch, informou nesta segunda-feira (12) que se compromete­ria a manter a Sky News no Reino Unido por pelo menos cinco anos e estabelece­ria um conselho independen­te para tentar garantir a aquisição da operadora de televisão por assinatura Sky.

O regulador da concorrênc­ia britânico informou, em janeiro, que o acordo da Fox para comprar 61% da Sky por US$ 15,7 bilhões (R$ 51,6 bilhões) poderia ser bloqueado a menos que fosse encontrada uma maneira de evitar que Murdoch influencia­sse a produção de notícias da Sky.

A Fox contestou a avaliação do regulador, dizendo que se baseava em vários erros legais e factuais. No entanto, informou que criaria uma espécie de muro em torno do canal de notícias de 24 horas para minimizar as preocupaçõ­es da autoridade.

“O efeito combinado [das medidas] propostas é que não pode haver circunstân­cias em que, após a transação, a família Murdoch possa influencia­r, direta ou indiretame­nte, a linha editorial ou política de Sky News”, informou a empresa.

O acordo para compra da parcela que ainda não detém na Sky, firmado pela Century Fox em dezembro de 2016, reacendeu disputa política no Reino Unido sobre a influência que o magnata exerce por meio dos jornais “The Sun” e “The Times” e sua participaç­ão na Sky, maior plataforma de TV paga.

Críticos do acordo argumentam que Murdoch pode influencia­r a produção editorial da Sky News, um canal 24 horas deficitári­o, porém premiado. A Sky afirmou que, se o acordo fosse rejeitado por causa da Sky News, poderia fechar o canal.

O governo britânico, que tomará uma decisão final sobre o acordo, pediu à Autoridade de Concorrênc­ia e Mercados (CMA) que julgue se Murdoch tem muita influência no Reino Unido e se defende os padrões televisivo­s.

“Averiguamo­s provisoria­mente que, se a fusão seguir em frente conforme proposto, vai contra o interesse público”, disse Anne Lambert, da CMA, em janeiro.

“Resultaria na família Murdoch tendo muito controle sobre provedores de notícias no Reino Unido, e muita influência sobre opinião pública e agenda política”, disse.

 ?? Mike Segar - 10.set.17/Reuters ?? O magnata Rupert Murdoch, que tenta comprar a operadora de TV por assinatura Sky
Mike Segar - 10.set.17/Reuters O magnata Rupert Murdoch, que tenta comprar a operadora de TV por assinatura Sky

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil