Folha de S.Paulo

Bolsas globais têm 2º pregão de alívio

Apesar de preocupaçã­o sobre novos dados de inflação nos EUA, mercados financeiro­s voltam a fechar em alta

-

No Brasil, não houve sessão por causa do Carnaval; turbulênci­as eliminaram US$ 1 tri na semana passada

As principais Bolsas globais começaram a semana em terreno positivo, provocando alívio em investidor­es após as fortes quedas registrada­s na semana anterior. Os principais índices dos EUA, Europa e Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira (12).

Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones, o mais importante da Bolsa de Nova York, subiu 1,7%, e o S&P 500 (mais amplo, reúne 500 companhias) teve alta de 1,39%.

Foi o segundo pregão consecutiv­o em que os principais mercados globais fecharam em alta —a Bolsa de Valores brasileira não funcionou devido ao Carnaval.

A nova valorizaçã­o chama atenção porque na quarta-feira (14) será conhecido o novo dado de inflação americana —e foram as preocupaçõ­es com a alta dos preços nos EUA que detonaram a onda papéis, considerad­os de baixíssimo risco. E isso enxugou dinheiro aplicado em Bolsas que vinham batendo recordes sucessivos.

Como resultado, o Dow Jones caiu 5,2%, e o S&P 500 teve queda idêntica. Foram as piores baixas desde a semana encerrada em 8 de janeiro de 2016, quando os mercados globais sofreram fortes turbulênci­as arrastados pela crise nas Bolsas chinesas.

Já a Nasdaq (que reúne empresas de tecnologia) perdeu 5,1% na semana, maior queda desde a encerrada em 5 de fevereiro de 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil