Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Carnaval Parabéns à Folha pela reportagem “O lado B da folia” (“Cotidiano”, 13/2) sobre o impacto do Carnaval na avenida 23 de Maio e nos hospitais da região. Como a prefeitura já declarou que o desfile de megablocos ali foi um sucesso absoluto, concluímos que o lema humanista da nova ordem paulistana —“os incomodado­s que se mudem”— vale também para pacientes de UTI.

LUCIA BOLDRINI

Estranho a Procurador­ia e a Defensoria não se manifestar­em a respeito [da interdição da av. 23 de Maio]. Essa atitude prejudicou a cidade e nenhuma delas, que deveriam defender os interesses dos cidadãos, se manifestou. Há o Anhangabaú, o Ibirapuera etc. Não era preciso bloquear uma artéria da capital.

MAURICIO DE PAULA

O que o prefeito João Doria fez —a pedido (ou não) ou em acordo (ou não) com a associação dos supostos moradores da Vila Madalena— é o maior ataque institucio­nalizado às liberdades individuai­s no país desde o AI-5. E, infelizmen­te, isso não é um exagero. Doria proíbe que pessoas transitem em determinad­as ruas. A pessoa não pode andar na via pública. Não pode visitar um amigo. Não pode simplesmen­te ir do ponto “a” ao ponto “b”. Isso é imoral, ilegal e irracional.

MARCELO ARBIX NASCIMBEM

Vôlei Venezuela A invasão de venezuelan­os em Roraima e os números estarreced­ores divulgados pela Comissão Interameri­cana de Direitos Humanos são o resultado da falta de alternânci­a de poder em um país administra­do por ditadores (“Maioria dos venezuelan­os até 5 anos está desnutrida, diz comissão”, “Mundo”, 13/2).

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI

Judiciário A informação de Ranier Bragon a respeito dos vencimento­s do desembarga­dor Victor Laus é, no mínimo, estarreced­ora (“Exemplo a ser dado”, “Opinião”, 13/2). Como é possível um servidor público receber R$ 59,6 mil de “gratificaç­ão por encargo, curso/concurso”? Apesar de legal, o que se espera é que imoralidad­es como essas sejam banidas por aqueles que devem dar o exemplo à sociedade.

LUIZ FERNANDO PAULIN

Espero que algum juiz devolva os valores recebidos. Seria uma demonstraç­ão de dignidade e a atitude certamente levaria outros juízes a fazer o mesmo. Além disso, aumentaria a confiança da sociedade no Judiciário.

ALAN MOACIR FERRAZ

Deveríamos dar a eles [juízes] bônus por produtivid­ade para acelerar o ritmo da Justiça, e não ficar de picuinha em razão de ganharem bem.

EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil