Folha de S.Paulo

RIO DE JANEIRO DIAS DE FESTA TÊM ROUBOS E MORTE DE PMS

-

Dois policiais militares do Rio foram mortos na manhã desta terça (13). O soldado André Luiz Xavier Barbosa, 33, foi atropelado enquanto fazia o patrulhame­nto de moto no Jardim Botânico, zona sul, e o sargento Fábio Miranda da Silva, 41, morreu após levar três tiros. A polícia suspeita que tenha reagido a um assalto. Desde sábado (10), houve relatos de arrastões na orla da zona sul, com episódios de espancamen­to de vítimas. A PM destacou efetivo de 17 mil homens para este Carnaval. blocos no Rio. No centenário Cordão da Bola Preta, funcionári­os da UFF (Universida­de Federal Fluminense) carregavam balões com a expressão “Fora Temer”, enquanto médicos levantavam cartazes com a inscrição “Saúde em pânico com Crivella”, sobre salários atrasados de médicos e enfermeiro­s nas clínicas da família da cidade. MALA Temer foi alvo ainda de protestos de foliões na passagem do bloco Mudança do Garcia, em Salvador. Os participan­tes trouxeram cartazes contra a reforma da Previdênci­a e a classe política.

No Recife, blocos contaram com foliões fantasiado­s com a inscrição “Fora Temer” no corpo. “Todo dia é dia de protesto”, disse a foliona Sheyla Santos, que fez o protesto com a filha, Yolanda, nas ruas da capital pernambuca­na.

Com o cartaz “Alô, alô, Gilmar, eu tô em cana, vem me soltar”, o folião Roberto Ferreira, 40, fantasiado de presidiári­o, criticou o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nas ruas de Belo Horizonte. PANELAS No desfile em São Paulo, a Império de Casa Verde trouxe o enredo “O Povo: A Nobreza Real”, sugerindo revolução social que livraria o povo de dominação. Integrante­s da escola da zona norte bateram panelas, o que pode ser visto como referência aos protestos que culminaram com o impeachmen­t de Dilma.

“Na alma da gente/a esperança continua/vem pra rua”, dizia também o samba. “Vem pra rua” é expressão que se popularizo­u em protestos nos últimos anos no Brasil.

“Demos a mensagem”, afirmou o carnavales­co da Império, Jorge Freitas. “Queríamos falar sobre como poucos têm muito e muitos têm pouco, algo que a humanidade não conseguiu resolver.”

Nos megablocos da 23 de Maio, principal novidade do Carnaval paulistano, protestos políticos não foram marcantes. Em outros locais da capital paulista, como em Pinheiros (zona oeste), houve algumas manifestaç­ões. (MARCELO TOLEDO, LUIZA FRANCO, KELLY LIMA, ISABELLA MENON, JOÃO PEDRO PITOMBO, CAROLINA LINHARES, LUIZA FRANCO, PAULA PASSOS, LUCAS VETTORAZZO E LUIS COSTA)

 ??  ??
 ??  ?? (1 e 2) Na Beija-Flor, alusões à ganância de políticos com dinheiro na roupa e ao jantar conhecido como ‘farra dos guardanapo­s’ (3) Paraíso de Tuiuti criticou as reformas trabalhist­a e da Previdênci­a (4 e 5) Bloco Mudança do Garcia, em Salvador, com...
(1 e 2) Na Beija-Flor, alusões à ganância de políticos com dinheiro na roupa e ao jantar conhecido como ‘farra dos guardanapo­s’ (3) Paraíso de Tuiuti criticou as reformas trabalhist­a e da Previdênci­a (4 e 5) Bloco Mudança do Garcia, em Salvador, com...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil