Folha de S.Paulo

Sambista da liberdade, foi Imperatriz até o fim

- NILTON DE SOUZA (1936-2018) LUCAS VETTORAZZO REGINA ARES - Nesta quarta (14/2) às 11h, igreja São José, rua Dinamarca, 32, Jardim Europa, São Paulo (SP). MARIA HELENA GREGORI - Nesta quinta (15/2) às 8h, igreja São José, rua Dinamarca, 32, Jardim Europa,

Nilton de Souza, o Niltinho Tristeza, ficou em quarto lugar na disputa pelo samba enredo deste ano da Imperatriz Leopoldine­nse, escola da região central do Rio. Mesmo aos 82 anos, recusava a aposentado­ria.

Exemplo de obra que supera seu criador, Tristeza tirou seu nome artístico justamente de um dos sambas mais tradiciona­is do país, aquele que pede que a “tristeza, por favor, vá embora”, de sua autoria.

Em 1989, o samba “Liberdade! Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós” levou a Imperatriz ao seu terceiro título (hoje são oito). Mas não estava entre os favoritos.

Tristeza, Vicentinho, Preto Jóia e Jurandir se reuniram no improviso para concorrer com o samba favorito de Dominguinh­os do Estácio. Tristeza já tinha a melodia pronta, mas com outra letra, de amor. Era preciso adaptar ao enredo sobre os cem anos da Proclamaçã­o da República.

“Liberdade” levou o título e virou um hino brasileiro no período em que o país dava os primeiros suspiros de redemocrat­ização, com o fim da ditadura militar e o nascimento de uma nova Constituiç­ão. “Nós não imaginávam­os que o samba viraria esse símbolo para o país”, afirma Jurandir.

O sucesso não lhe subiu à cabeça. Apesar de muito vaidoso (não saia à rua mal vestido), Niltinho nunca deixou de receber amigos e parceiros de composição em casa, no bairro de Olaria, zona norte.

Acometido por um câncer no pulmão tardiament­e diagnostic­ado, morreu no sábado de Carnaval (11), sem poder ver um samba seu na avenida novamente.

Deixa a mulher, um filho, quatro netos e um bisneto. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA OUTRAS MISSAS 665, Jardim Paulista,

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil