Folha de S.Paulo

Suspeitas de dengue voltam a crescer em SP

Alta é de 241% em casos notificado­s; mais 3 distritos terão vacina contra febre amarela

-

A Polícia Civil investiga uma queixa de agressão a um rapaz de 23 anos na noite de segunda-feira (12) dentro de um dos banheiros do shopping Pátio Higienópol­is, na região central de São Paulo.

O ator João Pedro Lopes Medeiros disse à polícia ter sido atacado por um homem desconheci­do armado —que, segundo ele, proferiu xingamento­s de conteúdo homofóbico.

Medeiros contou que lavava as mãos em um dos banheiros do piso Higienópol­is, por volta das 19h, vestido de camiseta e bermuda, quando se tornou alvo do agressor. “Ele dizia que todos os veados tinham que morrer.”

Na sequência, segundo relato do ator à polícia, esse homem retirou uma arma da cintura e desferiu duas coronhadas CÂMERAS O shopping Pátio Higienópol­is divulgou uma nota, por meio de sua assessoria, em que afirma não compactuar com qualquer tipo de violência e que “o cliente foi imediatame­nte atendido pela equipe de primeiros socorros e levado para o hospital”.

“O shopping reforça ainda que já encaminhou as imagens para as autoridade­s competente­s e segue colaborand­o para solução do caso.”

A Secretaria da Segurança Pública informou que um inquérito foi instaurado para apurar o caso após o registro do boletim de ocorrência.

“Imagens das câmeras de segurança serão analisadas e diligência­s estão em andamento visando a identifica­ção do suspeito”, disse.

Em queda no país desde o último ano, os casos notificado­s de dengue voltaram a crescer em São Paulo nas três primeiras semanas de janeiro, de acordo com novo boletim do Ministério da Saúde.

Dados contabiliz­ados até o dia 20 de janeiro apontam 2.300 casos prováveis da doença no Estado —no mesmo período de 2017, foram 674 registros, um aumento de 241%.

Além de SP, ao menos outros cinco Estados apresentar­am aumento: Acre, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

No país, porém, o número de registros de dengue permanece em queda — são 9.399 notificaçõ­es, contra 16.830 em janeiro de 2017. Não há registros de mortes pela doença.

Além da dengue, o boletim aponta 1.505 casos de chikunguny­a em todo o país até o dia 20 de janeiro, uma queda de 70% em relação ao mesmo período de 2017. Já os casos de zika somam 131 no país —para comparação, era 1.640 em janeiro do último ano. FEBRE AMARELA Mais três distritos da zona sul de São Paulo foram incluídos na campanha emergencia­l de vacinação contra a febre amarela após um sagui ter sido encontrado morto na região. Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande já estão vacinando a população em cinco postos de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o macaco foi encontrado morto em uma residência de Santo Amaro e exames confirmara­m, na última sexta (9), que ele havia contraído febre amarela. O local de infecção, no entanto, não foi determinad­o, já que saguis se deslocam por grandes distâncias.

Os novos postos incluídos na campanha são UBS Jardim Aeroporto, Campo Grande, Vila Arriete, Santo Amaro e Chácara Santo Antonio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil