Folha de S.Paulo

41% da exploração de madeira em MT é ilegal

Conclusão é de estudo que mapeou a atividade no Estado com imagens de satélite e as comparou com autorizaçõ­es

-

Trabalho da ONG Instituto Centro de Vida afirma que maior parte da derrubada ilegal ocorreu em área privada

quisador Vinícius Salgueiro afirma que esse diagnóstic­o tem sido apontado desde 2011 ao poder público e ao setor madeireiro de Mato Grosso por meio de relatório, mas sem avanços significat­ivos.

O estudo revela uma guinada no governo Pedro Taques (PSDB) para o setor, que gera cerca de 90 mil postos de trabalho e alimenta 1.447 empresas (12,4% do total das indústrias mato-grossenses), segundo dados oficiais.

A análise revelou que 90% dos 396 autos de infração ocorreram em 2015, no primeiro ano do governo, na maioria por comércio ilegal de madeira. Nesse período, a Sema era chefiada pela promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini.

No final de março de 2016, ela foi substituíd­a pelo vicegovern­ador e agropecuar­ista Carlos Fávaro (PSD), ligado à Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). Ele, por sua vez, nomeou a advogada Mauren Lazzaretti para o cargo de secretária-adjunta de Licenciame­nto Ambiental e Recursos Hídricos da Sema. Ambos deixaram a Sema em dezembro.

Lazzaretti fez carreira defendendo na Justiça acusados de crimes ambientais. Em 2005, foi presa pela Polícia Federal durante operação contra a exploração ilegal de madeira, mas foi solta após cinco dias e não foi denunciada.

A partir da mudança no comando, os autos de infração despencara­m. Por outro lado, como aponta reportagem da

publicada no mês passado, a Sema, por meio da secretaria-adjunta de Licenciame­nto Ambiental, autorizou, em entre agosto de 2016 e julho de 2017, a extração de 7,1 milhões de m3 de árvores nativas, volume maior do que a soma dos demais oito Estados da Amazônia Legal no período.

 ?? Rodrigo Vargas/Folhapress ?? Agente do Ibama fiscaliza madeira derrubada ilegalment­e na região de Colniza (MT), durante a Operação Maravalha
Rodrigo Vargas/Folhapress Agente do Ibama fiscaliza madeira derrubada ilegalment­e na região de Colniza (MT), durante a Operação Maravalha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil