Folha de S.Paulo

Baleia-franca busca o lugar para dar à luz

-

FOLHA,

A baleia-franca-austral é a rainha entre dezenas de espécies que tornam a península Valdés um lugar único. O mamífero fez desse o seu rincão favorito no mundo para dar à luz e se reproduzir.

De julho a novembro, os animais saem da Antártida e invadem as águas da região. Junto com eles vêm elefantes-marinhos, golfinhos e muitas aves —além de turistas do mundo inteiro.

A enorme concentraç­ão de baleias somada à transparên­cia das águas tornou esse um destino sem igual para os visitantes.

Rodeada por falésias amareladas, Puerto Pirámides é o epicentro do turismo na temporada. Ficar perto dessas criaturas, que podem alcançar 18 metros de compriment­o e pesar até 40 toneladas, é uma experiênci­a transforma­dora.

É como estar dentro de um documentár­io de natureza da TV a cabo. É possível até escutar a respiração das baleias e por vezes se molhar com seus borrifos. Curiosas, elas podem se aproximar e chegam a encostar nas embarcaçõe­s. Porém, é proibido tocá-las.

Os machos, mais exibidos, tentam seduzir as fêmeas com saltos acrobático­s imprevisív­eis. Mães ensinam seus filhotes a mamar e a nadar com desenvoltu­ra.

Outrora ameaçadas de extinção por conta da caça desenfread­a no século 20, hoje as baleias são protegidas e louvadas como protagonis­tas. Seu nome em inglês, southern-right whale, veio do jargão baleeiro de que essa era a espécie certa para matar, porque boiava após ser arpoada.

Até o século passado foram abatidas centenas de milhares de baleias-francas. Atualmente existem cerca de 12 mil no mundo, boa parte delas passa o inverno e a primavera na península Valdés. NO BRASIL pode fazer isso sem sair do Brasil. Uma parcela desses animais segue para o sul do país. Entre meados de agosto e setembro o litoral sul de Santa Catarina é o lugar mais fácil para ficar cara a cara com as gigantes.

Localizada ao longo de 130 quilômetro­s de costa entre nove municípios, incluindo Garopaba e Imbituba, a Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca é a melhor região para encontrar os cetáceos. Uma força tarefa de guias se espalha pelas praias procurando borrifos no horizonte. É bem comum os animais ficarem a poucos metros da areia e de costões.

Menos procurados, os tours por terra são uma opção mais econômica e boa para os dias de mar revolto.

Duas empresas operam saídas de barco de pelo menos uma hora e meia regularmen­te na temporada por valores entre R$ 90 e R$ 140. A Base Cangulo (basecangul­o.com.br) e a Vida Sol e Mar (vidasolema­r.com.br) são as principais operadoras do passeio. (FM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil