Folha de S.Paulo

São Sebastião e Ilhabela decretam estado de emergência

- CAROLINA LINHARES

As cidades de Ilhabela e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, decretaram estado de emergência após fortes chuvas desde quarta (14).

Nesta quinta-feira (15), a Prefeitura de São Sebastião informou que serão necessário­s mais de R$ 50 milhões para recuperar os estragos na cidade. A própria sede da prefeitura foi atingida e interditad­a.

Funcionári­os da prefeitura trabalhava­m na limpeza do local, que estava sem energia elétrica e com atendiment­o ao público interrompi­do.

Além de setores administra­tivos, o gabinete do prefeito também foi inundado.

Nas últimas 24 horas, choveu 265 milímetros na cidade, superando o volume de 260 milímetros esperado para o mês de fevereiro.

Segundo a Defesa Civil, 80 pessoas de 25 famílias estavam alojadas na Escola Municipal da Topolândia. A prefeitura arrecada água potável, alimentos, lençóis, toalhas e produtos de higiene. ESCOLAS As escolas municipais de São Sebastião manterão as aulas suspensas nesta sexta-feira (16), mas estarão abertas para receber famílias e alunos em caso de necessidad­e. Oito unidades escolares foram inundadas.

A empresa responsáve­l pelo transporte escolar informou que enfrentava problemas nos deslocamen­tos devido a deslizamen­tos de encostas e alagamento­s.

Em Ilhabela, choveu 220 milímetros em um período de 24 horas —volume esperado para todo o mês. Houve queda de árvores, muros e barreiras, mas já não havia pontos de alagamento na cidade no final da tarde.

Cerca de 20 pessoas que estavam em áreas de alagamento e risco foram levadas para a Escola de Vela Lars Grael.

Na região, as cidades de Caraguatat­uba e Ubatuba também foram atingidas. Desde quarta, há 12 famílias abrigadas em um centro esportivo de Caraguatat­uba.

Em Ubatuba, nenhuma casa foi alagada, mas 16 bairros registrara­m índice de chuva acima do estado de atenção nas últimas 72 horas. Uma árvore caiu no km 10 da rodovia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil