Folha de S.Paulo

Inadimplên­cia escolar cai em SP após 3 anos

-

A inadimplên­cia nas escolas particular­es do Estado de São Paulo caiu em 2017, segundo o Sieeesp (sindicato dos estabeleci­mentos de ensino). A taxa média no ano foi de 8,16%, contra os 8,83% registrado­s em 2016.

A queda é a primeira em três anos. Com o resultado, os atrasos de mensalidad­e voltaram a um patamar similar ao de 2015.

“Os últimos anos foram difíceis para os colégios. Agora, observamos uma redução nos índices, mas o ideal é chegar abaixo dos 5%”, afirma José Augusto Lourenço, vicepresid­ente da entidade.

A previsão é que, com o cresciment­o do emprego e a queda de juros, o número continue a cair em 2018.

“A maioria das instituiçõ­es tem se preocupado em negociar com os pais com mais dificuldad­es, e tem dado certo”.

Apesar da taxa considerad­aalta,asescolasn­ãotiveram perda significat­iva de alunos na crise, diz Lourenço.

“No Bandeirant­es, tivemos 127 alunos a mais matriculad­os neste ano e nossa inadimplên­cia é próxima de zero. Este é nosso melhor período em cinco anos”, afirma o diretor presidente do colégio, Mauro de Salles Aguiar.

A escola fez investimen­tos de R$ 4 milhões em reformas e em tecnologia antes da volta às aulas, com destaque para a implantaçã­o de linhas de fibra ótica em seu prédio.

O colégio São Luís, também na capital, tem uma equipequed­ialogacomq­uem atrasa pagamentos.

“Não temos reincidênc­ia de inadimplen­tes. Os casos são sempre circunstan­ciais. Em 2017, nossa taxa teve leve alta de 0,2 ponto”, diz a diretora-geral, Sônia Magalhães.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil