Folha de S.Paulo

O varejo vive uma revolução digital. Se antes a venda era definida no balcão das lojas, hoje é preciso estar e atender bem em todos os canais para não perder os clientes

-

REYNALDO SAAD

sócio da Deloitte no Brasil

Como no Magazine, boa parte dos consumidor­es que compram no comércio eletrônico da Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia) vai buscar os produtos nas lojas físicas, para evitar pagar frete e ter a entrega mais rápida. A fatia dos que optam por isso passou de 8% para 25% na rede do grupo Pão de Açúcar, que integrou as duas modalidade­s de compras há um ano e meio.

Isso também permitiu que a empresa analisasse os hábitos dos clientes e checasse quais produtos são mais comprados por eles e em quais endereços as retiradas são feitas. Como resultado, a Via Varejo readequou seus estoques de acordo com a preferênci­a dos consumidor­es de cada região e reduziu para menos de um décimo o custo da entrega ORIGEM DOS DADOS Demandas como essas vindas de varejistas viraram tão frequentes na operação do Google no Brasil que a companhia decidiu abrir há um ano uma área específica para atender as empresas do setor, assim como já faz nos Estados Unidos desde 2013.

O papel da empresa dentro das estratégia­s das varejistas é importante. Na prática, é como se o caderno de anotações sobre os clientes, feito pelos comerciant­es de antigament­e, fosse hoje abastecido diariament­e com milhares de dados vindos das buscas feitas por eles na internet.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil