Folha de S.Paulo

Facebook pergunta se é ‘do bem’ a usuário

Em crise de reputação, rede pede a membros que respondam se concordam com a afirmação de que é boa para o mundo

-

Sob críticas de que não consegue controlar notícias falsas, empresa passou a priorizar conteúdo pessoal

Em meio a uma crise de imagem, o Facebook resolveu perguntar a usuários da rede se eles acreditam que a empresa é boa para o mundo.

Ao abrirem suas páginas pessoais na plataforma, algumas pessoas relataram receber a pesquisa, que diz: “Queremos fazer melhor. Por favor, concorde ou discorde da afirmação a seguir: o Facebook é bom para o mundo”.

As cinco opções de respostavã­ode“concordofo­rtemente” a “discordo fortemente”.

O Facebook vem tentando se recuperar de danos à sua reputação, após ser criticado por falhar no controle de difusão de notícias falsas, principalm­ente com a denúncia de que a rede foi usada para manipular o resultado das eleições nos EUA em 2016.

A desconfian­ça aparece nas próprias mensagens publicadas pelos usuários que receberam a pesquisa. Muitos questionam como a companhia irá usar as informaçõe­s.

Nos últimos meses, a empresa admitiu, usando pesquisas internas e constataçõ­es de estudos acadêmicos, que consumir seu conteúdo passivamen­te causa piora no humor dos usuários.

Em janeiro, o presidente­executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, escreveu que seu “desafio pessoal” para 2018 seria corrigir os problemas da plataforma que fundou.

“O mundo está ansioso e dividido, e o Facebook tem muito trabalho a fazer —seja protegendo a nossa comunidade contra abusos e ódio, defendendo a interferên­cia de Estados-nação ou assegurand­o que o tempo gasto no Facebook seja bem gasto.”

No mesmo mês, a empresa anunciou a alteração mais significat­iva em anos do seu feed de notícias (página inicial do usuário), que passou a priorizar conteúdo de amigos e familiares em detrimento da presença de marcas e empresas.

 ??  ??
 ?? Reprodução ?? Pesquisa do Facebook sobre sua imagem enviada a usuário
Reprodução Pesquisa do Facebook sobre sua imagem enviada a usuário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil