Folha de S.Paulo

Historiado­r aprova entrelaçam­ento de fato e ficção

-

DO ENVIADO À CIDADE DO MÉXICO

Viajando pelo mundo com os atores para divulgar o lançamento de “Knightfall”, o historiado­r inglês e consultor da série Dan Jones quase sempre discute as liberdades criativas que os dramas históricos podem tomar em seus enredos.

“Aprovo o entrelaçam­ento de história e entretenim­ento. Uma série de aventura baseada em fatos reais é um caminho para que as pessoas passem a se interessar pela história. Como professor, acho que qualquer empurrão vale a pena.”

Segundo ele, em “Knightfall” há um equilíbrio entre figuras reais do século 14 e personagen­s inventados pelos roteirista­s. Mas mesmo as pessoas “de verdade” podem estar envolvidas em desdobrame­ntos da trama que são pura ficção. “Ação dramática exige uma narrativa envolvente. Relatar cronologic­amente fato a fato, sem criar elementos de tensão, é fazer documentár­io. ‘Knightfall’ é aventura.”

Não há registro de um relacionam­ento extraconju­gal da rainha da França com um cavaleiro templário, como propõe a série. O protagonis­mo da rainha talvez não reflita a atuação das mulheres na França de 1307, mas ninguém no mundo do entretenim­ento admite pensar em produzir hoje uma série sem boas personagen­s.

Jones diz que a cobrança sempre existe. “Numa reconstitu­ição de época, por mais caprichada que ela seja, sempre alguém pode reclamar de coisas mínimas.”

“Mas não acho que esses fãs sejam malucos, como pensam alguns”, interrompe o ator Simon Merrells. “É para esse público apaixonado por história que fazemos projetos como esse.” (TM)

 ??  ?? Olivia Ross como a rainha francesa Joana de Navarra
Olivia Ross como a rainha francesa Joana de Navarra
 ??  ?? Tom Cullen é Landry, cavaleiro apaixonado pela rainha
Tom Cullen é Landry, cavaleiro apaixonado pela rainha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil