Folha de S.Paulo

Quando um idiota fala, só causa dano à sua reputação. Só um idiota impediria outro de fazer ridículo

- COLUNISTAS DA SEMANA: José Simão, sexta: Renato Terra, sábado: José Simão, domingo: Ricardo Araújo Pereira, segunda: Gregorio Duvivier, terça: José Simão

UM IDIOTA deve poder sambar? Acho que sim, até porque é das coisas menos perigosas que um idiota pode fazer.

Sou sempre a favor de que idiotas se exprimam. Primeiro, porque é higiênico: um idiota calado parece mesmo uma pessoa, e a gente pode ter a imprudênci­a de se aproximar dele. Só quando ele fala a gente percebe que ele é um idiota.

Segundo, por razões morais: uma das principais diferenças entre nós e os idiotas é que eles podem falar nos nossos regimes, mas a gente não pode falar nos regimes de que os idiotas gostam. É um sinal da nossa grandeza.

Terceiro porque, quando um idiota fala, normalment­e ele só causa dano à sua reputação. Só um idiota impediria um idiota de fazer figuras ridículas. no Carnaval em memória de torturador­es?

É uma questão meramente acadêmica, porque felizmente ninguém é assim tão idiota. No entanto, eu autorizari­a. Prefiro combater ideias com outras ideias. Em vez de proibir, contrapor.

Imaginemos que um grupo, hipotetica­mente chamado Bloco Porão do Dops, pedia para desfilar. Se eu mandasse, diria: com certeza. Vão entre o Bloco Fogueiras da Inquisição e o desfile de uma escola que vai fazer um samba-enredo de homenagem ao câncer colorretal.

Tenho a certeza de que dois grupos de cidadãos se disponibil­izariam imediatame­nte para homenagear a Inquisição e o câncer, com o objetivo de fornecer o justo enquadrame­nto à festa do Bloco Porão do Dops.

Impedir o desfile teria apenas a vantagem de ver apreciador­es da ditadura queixando-se de censura. censura é como um apreciador de pornografi­a lamentando nudez. Seria engraçado, mas também enviaria uma mensagem muito perigosa.

Se um juiz proibisse um desfile em memória do Dops, estaria na verdade a dizer: “Aqui no Brasil só é possível homenagear torturador­es em sessões oficiais de impeachmen­t. No Carnaval não, porque isto é coisa séria.”

Ora, eu não sei se é bom para um país que os seus desfiles de Carnaval sejam mais decentes do que a sua Câmara de Deputados.

 ?? Luiza Pannunzio ??
Luiza Pannunzio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil