Folha de S.Paulo

Com Daniela Mercury, SP fecha Carnaval de rua de 2018

Multidão acompanhou o bloco Pipoca da Rainha no centro de SP

- PAULO SALDAÑA

No Rio de Janeiro, milhares foram às ruas seguir o já tradiciona­l desfile pósCarnava­l do Monobloco DE SÃO PAULO

Daniela Mercury quer eleger o samba presidente do Brasil. “Posso até organizar a coligação dos sambas”, disse a baiana antes de começar seu desfile pela rua da Consolação neste domingo (18), no centro de São Paulo.

Como já havia ocorrido nos últimos dois anos, A Pipoca da Rainha arrastou multidões. O público respondeu entusiasma­do desde a primeira nota de um dos seus maiores clássicos, “O Canto da Cidade”, que abriu o show às 15h19 —e cujo lançamento completa 25 anos. Oficialmen­te, Mercury encerrou o Carnaval paulistano de 2018.

Para ela, o samba deve ser presidente por representa­r o país. “Vamos escolher o samba através do voto. Porque a democracia precisa ser restaurada a partir deste ano. E começa no Carnaval”. Samba Presidente é uma das suas músicas recentes.

Colado na corda do trio, o confeiteir­o Wesley Garcia, 25, elogiou a mensagem política de Daniela. “Ela tem uma energia muito boa, a favor da igualdade social. É encantador­a”, disse. Às 18h, o bloco seguia a todo vapor e tomava as duas pistas da Consolação.

Antes do início, o secretário das Prefeitura­s Regionais, Cláudio Carvalho, considerou o Carnaval da cidade um sucesso. “Foi muito bom, sem confusão, sem brigas, modéstia à parte, uma organizaçã­o muito elogiada”, disse, ao defender que a questão da limpeza também ficou “muito bem resolvida”.

Sobre transtorno­s vividos por pacientes do Hospital Beneficênc­ia Portuguesa com o Carnaval na avenida 23 de Maio, Carvalho disse que melhorias foram feitas e deu como exemplo a redução no volume dos blocos no sábado (17) enquanto passavam em frente ao hospital. “É um processo de melhoria contínua. Mas o Carnaval da 23 de Maio veio para ficar”.

O secretário estimou que, com o desfile deste domingo, o Carnaval paulistano reuniu 12 milhões de pessoas na rua. A cidade de São Paulo tem 12 milhões de habitantes. Questionad­o sobre a fonte para os dados, Carvalho disse que se baseou em informaçõe­s da GCM, PM, drones de monitorame­nto e os próprios trios. NO RIO Também neste domingo (18) no Rio de Janeiro, o Monobloco fez o seu tradiciona­l desfile após o Carnaval.

Esse é o 18º ano que o bloco leva uma multidão às ruas do Rio. Milhares de pessoas foram ao aterro do Flamengo, apesar da crise de segurança que culminou na intervençã­o federal esta semana.

Com uma formação semelhante às baterias de escolas de samba, o Monobloco fez os foliões pularem ao som de músicas de Tim Maia, Marti-

 ?? Diego Padgurschi / Folhapress ?? A baiana Daniela Mercury arrastou milhares de pessoas na r. da Consolação, em SP
Diego Padgurschi / Folhapress A baiana Daniela Mercury arrastou milhares de pessoas na r. da Consolação, em SP
 ?? Pedro Teixeira/ Agência O Globo Glaucon Fernandes/Eleven ?? Destaque da Tuiuti, à esq., com a faixa no desfile no Carnaval e, à dir., na festa das campeãs
Pedro Teixeira/ Agência O Globo Glaucon Fernandes/Eleven Destaque da Tuiuti, à esq., com a faixa no desfile no Carnaval e, à dir., na festa das campeãs

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil