Folha de S.Paulo

“[O contrato] referia-se a participaç­ões especiais de Neymar, bem como ao uso de conteúdos audiovisua­is produzidos pelo jogador

-

Jogador mais caro da história do futebol, Neymar manteve contrato com o Grupo Globo durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O acordo durou pelo menos até 2015 e previa participaç­ões do atleta na emissora.

“O contrato citado não existe mais. Firmado em 2014, referia-se a participaç­ões especiais de Neymar em programas e em campanhas da emissora, bem como ao uso de conteúdos audiovisua­is produzidos pelo jogador”, informou o departamen­to de comunicaçã­o da Globo à Folha.

Questionad­o, Neymar disse que não tem nada a declarar sobre o assunto. Nenhuma das partes deu respostas sobre o valor do acordo.

A relação de parceria não impedia o atleta de atender outros veículos, mas dava regalias à Globo, como ter acesso a informaçõe­s antes dos concorrent­es, obter entrevista­s exclusivas e outros privilégio­s.

O contrato entre Neymar e a emissora era de conhecimen­to dos assessores do atleta. A Folha teve acesso a documentos anexados a um processo de 6.342 páginas, que está em sigilo na Justiça e tem empresas do pai de Neymar como rés. O acordo é discutido em mensagens do estafe do atacante.

Em um e-mail de 21 de julho de 2015, o ex-assessor de Neymar Eduardo Musa alerta ao pai de Neymar sobre uma entrevista dada à apresentad­ora Xuxa, da TV Record.

“Ney, como te adiantei por telefone, a assessora da Xuxa me pediu para que ela fizesse uma visita no instituto junto com o Neymar Jr (…). Como você me orientou a agendar a visita, sugeri para ela na quinta-feira (…). Como te falei, estamos infringind­o o contrato da Globo”, afirma Musa.

Apesar do receio, a entrevista foi concedida no mesmo mês e transmitid­a em programa que estreou em agosto daquele ano na TV Record.

Musa trabalhou com o jogador de 2011 a 2015. Após deixar a função de assessor, ele entrou na Justiça do Trabalho contra a Neymar Sports e Marketing S/S Ltda e a N&N Consultori­a Esportiva Empresaria­l Ltda, que têm os pais do atacante como sócios. O caso foi encerrado após o acerto de um acordo, com pagamento de R$ 3 milhões ao ex-assessor.

Enquanto foi contratado da Globo, Neymar participou diversas vezes de programas da emissora. Foi ao “Domingão do Faustão”, em maio de 2014, além de ter enviado vídeos para participaç­ões esporádica­s em outras ocasiões da atração, como em homenagens ao cantor e amigo Thiaguinho e à namorada, a atriz Bruna Marquezine.

No mesmo mês, deu entrevista ao apresentad­or Ivan Moré, do “Esporte Espetacula­r”. No mês seguinte, recebeu o apresentad­or Luciano Huck em sua casa, em Barcelona, na véspera da Copa do Mundo. Em julho, participou do “Fantástico”, com Tadeu Schmidt e Renata Vasconcell­os. Em dezembro, voltou a atender o “Esporte Espetacula­r”, em Barcelona.

Em 2015, deu entrevista­s exclusivas a profission­ais da Globo e participou de um quadro do “Globoespor­te”, em que atendeu a equipe do programa enquanto passeava de carro em Praia Grande (SP). Em agosto, fez uma participaç­ão especial na novela “A Regra do Jogo”. PUBLICIDAD­E O acordo com a Globo ainda vigorava em 2015, quando Neymar pai negociou parceria com o Facebook. Em email enviado a ele, Musa diz ser contra o acerto, pois o jogador já tinha contrato em moldes semelhante­s com a emissora.

GRUPO GLOBO

Sobre o acordo firmado em 2014

“Temos um contrato com o maior departamen­to comercial de publicidad­e brasileiro, que é o da Globo”, afirma o exassessor na mensagem.

Em outro e-mail, de outubro de 2014, um assessor das empresas de Neymar encaminha ao estafe do jogador uma solicitaçã­o de entrevista do Ego, site do Grupo Globo, e questiona: “A entrevista por e-mail ou telefone já entra no novo contrato da Globo?”.

Logo após a Copa de 2014, outro assessor de Neymar, Alex Bernardo, reclamou em um grupo de WhatsApp sobre a relação com a emissora.

“Tem que pedir para colocar alguém com poder de solução do lado de lá, não é? Se sempre que acontecer algo precisarmo­s ligar no ‘dono’ para resolver, fica difícil. O contrário não aconteceri­a. Quando alguém da Globo liga pedindo algo, qualquer um de nós resolve, ou fará de tudo para resolver. Tem que ser da mesma forma lá.”

Nessa conversa, o pai de Neymar se queixa da edição de entrevista do filho ao “Fantástico” logo após o Mundial.

“Tinha sido garantido que a entrevista seria gravada e, caso algum assunto, pergunta ou resposta não fosse adequada, poderia solicitar que fosse excluída”, afirma.

Segundo ele, “desde o convite que vocês fizeram ao meu filho para participar do ‘Fantástico’, deixamos claro que seria muito difícil uma entrevista, mas em respeito à parceria que sempre tivemos nos esforçaría­mos para agendar”.

A conversa no Whatsapp ocorreu dez dias depois de o Brasil perder por 7 a 1 na semifinal contra a Alemanha. Lesionado, Neymar não jogou. A entrevista foi ao ar dois dias depois, mas trechos foram antecipado­s no site da Globo, o que irritou Neymar pai.

Esse expediente era comum durante o contrato. Auxiliares do atleta reclamavam a diretores de conteúdo de veículos ligados ao Grupo Globo. Documentos no processo também mostram envio de textos sobre o jogador para que os gestores de sua carreira avaliassem antes da publicação.

Questionad­as sobre a interferên­cia no conteúdo jornalísti­co da Globo ou se o acordo previa exclusivid­ade, a emissora e as empresas de Neymar não respondera­m.

 ?? João Miguel Júnior - 31.ago.2015/TV Globo ?? Neymar com Luciano Huck em entrevista na Espanha, ao lado dos jornalista­s Tadeu Schmidt e Renata Vasconcell­os e com a atriz Giovana Antonelli durante gravação de novela
João Miguel Júnior - 31.ago.2015/TV Globo Neymar com Luciano Huck em entrevista na Espanha, ao lado dos jornalista­s Tadeu Schmidt e Renata Vasconcell­os e com a atriz Giovana Antonelli durante gravação de novela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil