Folha de S.Paulo

‘Três Anúncios para um Crime’ se consagra no Bafta

Em premiação britânica, filme com Frances McDormand ganha cinco troféus e supera ‘A Forma da Água’

-

A 15 dias do anúncio dos vencedores do Oscar, “Três Anúncios para um Crime” se consagra em outra importante premiação: o Bafta, conhecido como o “Oscar inglês”.

No evento, realizado na noite de domingo (18), o filme dirigido pelo britânico Martin McDonagh superou “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro (premiado como melhor diretor), filme que tinha maior número de indicações, como no Oscar.

“Três Anúncios para um Crime” conquistou os prêmios de melhor filme, atriz (Frances McDormand), ator coadjuvant­e (Sam Rockwell), roteiro original e melhor filme britânico do ano.

Em casa (nasceu em Londres), Gary Oldman confirmou o favoritism­o como melhor ator por sua performanc­e como Winston Churchill em “O Destino de uma Nação” —o filme também ganhou no quesito maquiagem.

Nenhuma surpresa também na categoria de atriz coadjuvant­e, que deu o troféu a Allison Janney por sua atuação em “Eu, Tonya”.

Filme mais indicado ao Oscar (13 nomeações), “A Forma da Água” ganhou ainda nas categorias melhor direção de arte e trilha sonora (Alexandre Desplat).

Entre os filmes estrangeir­os “A Criada” (2016), de Park Chan-wook, derrotou “Elle”, “O Apartament­o” e “Sem Amor” —só este último estará no Oscar deste ano, representa­ndo a Rússia.

No prêmio “rising star” (para as estrelas em ascensão), o ator inglês Daniel Kaluuya, de “Corra!”, superou Timothée Chalamet, de “Me Chame pelo Seu Nome”. FOTOGRAFIA Outro prêmio importante foi anunciado no sábado (17), pela American Society of Cinematogr­aphers, o sindicato dos fotógrafos. Por seu trabalho em “Blade Runner 2049”, o fotógrafo Roger Deakins foi o grande vencedor da noite. Apesar de ter levado esse prêmio em outras ocasiões, ele nunca venceu o Oscar —soma 14 indicações. Vai tentar sair da fila no dia 4 de março.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil