Folha de S.Paulo

Após fiscalizaç­ão, bloco de SP libera acesso sem abadá

- CAIO SPECHOTO

FOLHA

Após fiscalizaç­ão da Prefeitura de São Paulo, o bloco Pholia dos Clubes liberou o acesso do público à sua festa, na tarde deste domingo (18) na rua Gumercindo Saraiva, no Jardim Europa (zona oeste). A via tinha sido isolada, e o acesso era condiciona­do à posse de um abadá ao custo de R$ 40 a R$ 60, vendidos a sócios e convidados.

Um decreto assinado pelo prefeito João Doria (PSDB) em 2017 determina que cordões em vias públicas tenham acesso gratuito. O uso de abadás é liberado, desde que não seja condição para acessar a festa.

O evento foi organizado pelos clubes Pinheiros, Paulistano, Hebraica e Paineiras do Morumby. A principal atração foi Jorge Ben Jor.

Por ter sido registrado como um bloco normal, o evento teve banheiros e ambulância­s fornecidos pela empresa contratada pela prefeitura.

Sérgio Soares, um dos organizado­res do bloco, afirma que 42 blocos venderam abadá em troca de benefícios nesse fim de semana. Ele também diz que a preocupaçã­o era proporcion­ar segurança para os participan­tes. Havia o temor de a rua ficar superlotad­a.

Ao ver pessoas entrando na festa sem abadá, o sócio do Pinheiros Nilton Santana, 57, estranhou. “Se eu paguei, tenho que ter um diferencia­l”, disse. Ele afirmou que não há problema em o bloco ser aberto, mas que isso deveria ter ficado claro antes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil