Folha de S.Paulo

Filiado ao PSDB de 1993 a 2012, Arida integrou a equipe econômica do governo Itamar Franco como presidente do

- GÉSSICA BRANDINO THAIS BILENKY

DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (19) que terá o economista Persio Arida, um dos pais do Plano Real, como o coordenado­r do programa econômico de sua provável campanha à Presidênci­a.

A informação foi antecipada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. A Folha noticiou em janeiro que havia conversas avançadas entre Arida e o presidenci­ável tucano.

Com a escolha, Alckmin sinaliza a linha liberal de sua candidatur­a.

Favorável a privatizaç­ões, Arida endossa o discurso em defesa de reformas econômicas e o enxugament­o do tamanho do Estado.

Ao “Estado”, o economista defendeu, entre outras medidas, “aumentar a segurança jurídica, privatizar, fazer uma boa reforma tributária, abrir a economia, assegurar a concorrênc­ia, evitar artificial­ismos e controles de preços”.

Procurado pela não quis se pronunciar.

Em agenda oficial nesta segunda, Alckmin declarou que Arida trabalhará sob o lema do “cresciment­o e inclusão”.

O governador listou como parte do programa de governo a abertura da economia, agenda de competitiv­idade e de reformas para “tirar as amarras do desenvolvi­mento” e “desburocra­tizar”.

Sobre inclusão, o tucano afirmou que trabalhará o cresciment­o econômico “sem deixar ninguém para trás” e falou da necessidad­e de “ter olhos e ações para aqueles que mais precisam”. HISTÓRICO BNDES, período em que ajudou a formular o Plano Real.

Quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assumiu a Presidênci­a, em 1995, Arida foi escolhido para comandar o Banco Central. Mas a gestão foi turbulenta.

Nos seis meses em que ficou à frente do BC, o economista foi criticado por empresário­s e parlamenta­res pela política de juros. Sofreu desgaste ao mudar a política cambial, provocando tumulto no mercado financeiro.

Teve atritos com o então governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), a quem Alckmin sucederia. À época, o BC assumiu a administra­ção do Banespa com disposição de privatizá-lo, e Covas resistia.

Ao voltar para a iniciativa privada, Arida se associou a Daniel Dantas no Opportunit­y em 1996, e em 2008 ao BTG, fundado por André Esteves.

Quando Esteves foi preso, em 2015, na esteira da Operação Lava Jato, Arida assumiu a presidênci­a do BTG Pactual. Em maio do ano passado, ele se desligou do banco para tocar projetos de “interesse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil