Folha de S.Paulo

É preciso dar oportunida­des aos transexuai­s, diz editora

-

DE SÃO PAULO

Liderar uma publicação para o público LGBTQ, feita por jornalista­s que vêm das diversas comunidade­s LGBTQ e que conseguem cobrir questões que as afetam com mais profundida­de e nuances do que alguém que está de fora.

Esse é o objetivo de Meredith Talusan, editora transexual da Them, publicação LGBTQ da Condé Nast. No 2º Encontro Folha de Jornalismo, Talusan falou sobre a importânci­a de dar oportunida­des para pessoas trans. “Dadas as oportunida­des a pessoas trans, elas também podem assumir posições de liderança”, disse.

Nascida nas Filipinas, Talusan foi para os EUA aos 15 anos e fez a transição aos 20. Contratada em 2015 pelo BuzzFeed, diz que era a única jornalista transgêner­o da publicação e se transformo­u na consultora oficial para o tema.

Sobrecarre­gada, decidiu trabalhar como freelancer. Hoje, na Them, implementa sua visão do que deve ser uma publicação LGBTQ. A começar do processo de contrataçã­o de pessoas. “Eu contrato pessoas qualificad­as, mas minha ideia de qualificaç­ão não se limita aos padrões tradiciona­is”, diz.

“Todos dizem que só contratam pessoas qualificad­as, mas elas sempre têm o mesmo tipo de origem, vêm das mesmas instituiçõ­es, que muitas vezes discrimina­m pessoas trans.”

 ?? Keiny Andrade/Folhapress ?? Meredith Talusan, editora transexual da Them, publicação americana voltada ao universo LGBTQ
Keiny Andrade/Folhapress Meredith Talusan, editora transexual da Them, publicação americana voltada ao universo LGBTQ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil