Folha de S.Paulo

Laudo identifica desapareci­do da ditadura

Perícia feita na Bósnia revelou de quem era ossada encontrada no cemitério de Perus

- MÔNICA BERGAMO

A Comissão Especial Sobre Mortos e Desapareci­dos Políticos recebeu um laudo que identifica, depois de quase 30 anos, uma das 1.047 ossadas encontrada­s em uma vala clandestin­a no Cemitério de Perus, em São Paulo, nos anos 90.

O exame foi feito por um laboratóri­o da Bósnia e seu resultado foi enviado ao Brasil há alguns dias. Ele revelava a compatibil­idade genética dos ossos com o sangue de familiares do desapareci­do.

Com base nisso, foi feita a comparação entre o esqueleto e as caracterís­ticas físicas do indivíduo buscado.

O nome da pessoa ainda não foi revelado.

A notícia é um marco no esforço do Grupo de Trabalho Perus, coordenado pela comissão desde 2014 e que tenta identifica­r os corpos de desapareci­dos enterrados clandestin­amente no local.

A vala foi aberta em setembro de 1990, no cemitério Dom Bosco, na zona Norte de São Paulo.

Pouco depois da descoberta, duas ossadas foram identifica­das. Em 2005, o mesmo ocorreu com uma terceira.

Desde então, as demais passaram por três universida­des e chegaram a ficar depositada­s por 15 anos no Cemitério do Araçá.

Em 2014, elas foram levadas à Unifesp, que encaminhou o material para o Centro de Antropolog­ia Forense da instituiçã­o, onde o grupo de trabalho começou a fazer as análises laboratori­ais.

A falta de recursos impediu que as identifica­ções avançassem num ritmo mais acelerado.

As ossadas, ao chegarem ao centro de antropolog­ia, estavam em 700 caixas que foram abertas. Os ossos foram separados e limpos e cada esqueleto foi remontado.

Destes, cem foram escolhidos para serem enviados ao Internatio­nal Commission on Mission Persons (ICMP), na Bósnia, que acaba de identifica­r a primeira delas.

 ?? Divulgação/Redes sociais ?? » APOIO A LULA Militantes petistas e do PCO colam cartazes em muros e postes da avenida Paulista, em São Paulo, em campanha contra a prisão do ex-presidente
Divulgação/Redes sociais » APOIO A LULA Militantes petistas e do PCO colam cartazes em muros e postes da avenida Paulista, em São Paulo, em campanha contra a prisão do ex-presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil