Folha de S.Paulo

Milícias aliadas do regime sírio vão combater tropas da Turquia

Aliança complica guerra; ações do Exército matam 98, diz ONG

-

Milícias aliadas ao regime sírio se dirigem para a região de Afrin, no norte do país, após um acordo anunciado nesta segunda (19) entre Damasco e os curdos para combater a presença de tropas da Turquia no local.

A ação complica ainda mais o xadrez político da região, que, além dos curdos, do regime sírio e da Turquia, inclui os Estados Unidos, o Irã e a Rússia.

Desde o fim de janeiro, os turcos e milícias aliadas passaram a fazer operações militares na região para combater a milícia curda YPG, que tem apoio de Washington e que Ancara afirma ser um grupo terrorista. Já o ditador sírio Bashar al-Assad é aliado de Teerã e de Moscou.

O acordo vai permitir que as tropas sírias conduzam operações militares na região para auxiliar os curdos, o que pode levar a um confronto entre Síria e Turquia.

Apesar de estarem em lados opostos na guerra síria, as milícias leais a Assad e os curdos têm evitado um conflito direto. Badran Jia Kurd, conselheir­o do governo autônomo curdo no norte da Síria, disse que as tropas deverão ficar na fronteira turca.

Segundo ele, a aliança tem caráter apenas militar, e possíveis acordos políticos vão depender de uma nova negociação entre Damasco e as lideranças curdas.

O governo turco respondeu afirmando que esperava que as tropas sírias estivessem se dirigindo para Afrin para ajudar a combater os curdos, e não para auxiliá-los. “Se eles estão vindo para defender a YPG, nada nem ninguém poderá deter os soldados turcos”, afirmou o ministro turco de Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu. ATAQUES Também nesta segunda, o regime sírio voltou a fazer ataques em Ghouta, bastião rebelde perto de Damasco. De acordo com a ONG Observatór­io Sírio de Direitos Humanos, ligada à oposição, 98 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas na região desde o domingo. As autoridade­s dizem ter como alvo combatente­s rebeldes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil