Folha de S.Paulo

Final de semana tem alta de tiroteios, e Pezão diz ainda responder por segurança

- DO RIO DO UOL

O final de semana seguinte ao anúncio da intervençã­o federal na área de segurança do Rio de Janeiro teve a maior média de tiroteios e mortos por disparos de armas de fogo na região metropolit­ana nos fins de semana de 2018. A conclusão é resultado de levantamen­to do aplicativo Fogo Cruzado, obtido pela reportagem.

Mesmo assim, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), negou nesta segunda-feira (19) que a segurança pública do Estado esteja sem comando até que a votação do decreto de intervençã­o federal aconteça no Congresso.

A Câmara dos Deputados discutia o texto na noite desta segunda e poderia votá-lo, o que não havia acontecido até a conclusão desta edição.

Se aprovada, a matéria do decreto”, afirmou.

Apesar de o decreto já estar valendo após a publicação, o Comando Militar do Leste informou que as ações da intervençã­o só serão tomadas após o crivo do Congresso.

Nessa segunda, Roberto Sá foi oficialmen­te exonerado do cargo de secretário de Segurança. Ele havia pedido afastament­o do cargo na última sexta (16), quando foi anunciada a intervençã­o.

Assim que o decreto for chancelado também no Senado, o intervento­r militar nomeado pelo governo federal —general Walter Braga Netto— assume as forças de segurança do Rio, não cabendo mais a Pezão nenhuma atribuição nessa área.

Em Brasília, questionad­o sobre de quem era atualmente a responsabi­lidade pela segurança pública do Rio, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou ser do presidente Michel Temer, e, consequent­emente, do intervento­r, general Braga Netto.

De sexta (16) a domingo (18), 84 tiroteios e disparos com armas de fogo foram registrado­s na região metropolit­ana do Rio, sendo que a média nos fins de semana do ano foi de 64. Ao todo, 17 pessoas morreram e 16 ficaram feridas.

A Secretaria de Segurança não comentou. Segundo relatório do órgão, 2017 foi o ano com mais mortes violentas no Estado nos últimos oito anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil