Folha de S.Paulo

Colunista influente, criou seu próprio Oscar

- FERNANDA PEREIRA NEVES GUIDO MORSELLO - DR. ARTHUR ALLEGRETTI JOLY - ONDINA MORAES ROSA PETROVCIC -

O glamour não é o mesmo e a cobertura não é internacio­nal, mas Corumbá (MS) tem sim o seu próprio Oscar. O evento, criado há 18 anos, entrega estatuetas para pessoas que se destacaram na cidade. E o pai da brincadeir­a, que ganhou o nome The Best ou Oscar Panteneiro, é o colunista Alfredo Sartory.

Nascido e criado na cidade, ele acumulou 30 anos de colunismo social, tendo passado por jornais como “Diário Corumbaens­e”, “Jornal da Cidade de Miranda”, “Correio de Corumbá”, entre outros.

Encontrava pauta nas festas badaladas que frequentav­a, mas também no bar da esquina. Costumava a dizer “vou procurar minhas notícias” antes de bater perna pela cidade. E se encontrava algo bom, logo invocava a Camilinha, personagem que usava para apontar o dedo, cutucar alguém, fazer uma boa crítica.

Apesar da popularida­de como colunista, acumulava outros empreendim­entos: uma espécie de cantina no Li- ons Clube da cidade e um serviço de buffet em sua própria casa. Cozinha era mesmo uma de suas paixões. Já tinha atuado como auxiliar de chef na juventude e, as vezes, voltava a pôr a mão na massa.

Apesar de ser descrito como sério e calado pelos amigos, amava o período do Carnaval, quando chegava a sair em “cinco, seis, sete escolas de samba”, brinca o filho, Leandro. Ocupou o cargo de presidente da Mocidade Independen­te da Nova Corumbá, escola que o homenageou com um samba-enredo em 2009.

Não à toa, morreu na Quarta-Feira de Cinzas, aos 58, após lutar contra um câncer. Deixa o filho, um neto, dois irmãos e muitos amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

Nesta quarta (21/2) às 18h, Capela da PUC, rua Monte Alegre, 948, Perdizes, São Paulo (SP). Nesta sexta (23/2) ao meiodia, Paróquia São José, rua VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO

FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/

cidade/secretaria­s/obras/

servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.. Dinamarca, 32, Jardins, São Paulo (SP).

Nesta sexta (23/2) às 18h, Capela da PUC, rua Monte Alegre, 948, Perdizes, São Paulo (SP). ANÚNCIO PAGO NA FOLHA:

tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h. AVISO GRATUITO NA SEÇÃO

site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil