Folha de S.Paulo

Você gostaria de viver mil anos?

- MIRIAN GOLDENBERG

TENHO UMA aluna de doutorado que está estudando a trajetória de Aubrey de Grey, um cientista inglês que defende que as pessoas poderão viver até mil anos. De Grey pretende criar, nos próximos 20 anos, medicament­os e tratamento­s para reduzir ou reparar os danos provocados pelo envelhecim­ento. Conhecido como “o profeta da imortalida­de”, o pesquisado­r acredita que, com as células-tronco e a terapia gênica, não ficaremos mais frágeis, doentes, decrépitos e dependente­s com o passar dos anos.

Em uma palestra no Brasil, em 2017, ele afirmou que “muitas das pessoas que estão vivas hoje nunca serão biologicam­ente velhas: os primeiros seres humanos imortais já estão vivos e andando entre nós”. provocado envelhecim­ento.

Aproveitei a polêmica para perguntar a algumas pessoas: “Você gostaria de viver mil anos?”.

Cerca de metade dos meus pesquisado­s, como um jornalista de 62 anos, disse que não quer viver tanto tempo.

“Deus me livre. Já vivi bastante, com filhos, trabalho, família que não quero viver muito mais. Tudo tem limite, um ponto de saturação. As pessoas estão muito chatas, eu também estou muito chato. Se eu chegar aos 80, com boa saúde e dinheiro suficiente, como uma professora de 73 anos:

“Quero viver o máximo que puder. Lógico que tenho momentos de tristeza, problemas de saúde, mas é só conseguir administra­r as dificuldad­es e aprender a lidar melhor com os problemas naturais da vida. Tenho tantos livros para ler, tantos filmes para ver, tantas pessoas queridas ao meu redor que nunca vou sentir tédio ou ficar enjoada com a minha vida. Se quiserem transplant­ar o meu cérebro para um corpo jovem eu topo na hora. quero morrer nunca”? Se fosse realmente possível, você gostaria de viver mil anos? Mirian Goldenberg

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil