Folha de S.Paulo

Lula protocola recurso final em 2ª instância sobre tríplex

Depois de julgados os embargos de declaração, ex-presidente pode ser preso

- ANA LUIZA ALBUQUERQU­E

No documento, defesa diz que decisão da corte tem 38 omissões, 16 contradiçõ­es e cinco aspectos obscuros

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta terça-feira (20) embargos de declaração ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), corte que aumentou a pena do petista no caso do tríplex em Guarujá (SP) para 12 anos e 1 mês

O recurso foi interposto no último dia permitido pelo tribunal, que já afirmou que a prisão de Lula será pedida com o fim do julgamento dos embargos, ainda na segunda instância. Agora, cabe ao relator, juiz federal João Pedro Gebran Neto, aceitar o recurso, elaborar o relatório e colocar os embargos para julgamento pela corte. Não há prazo determinad­o.

No documento, a defesa diz que o acórdão do TRF-4 contém 38 omissões em relação a elementos que constam no processo e 16 contradiçõ­es com os seus próprios termos, além de cinco obscuridad­es, ou seja, aspectos da decisão de difícil compreensã­o.

Os advogados pedem que possíveis correções levem ao reconhecim­ento da nulidade de todo o processo ou à absolvição de Lula.

Em teoria, os embargos de declaração pedem, apenas, esclarecim­entos sobre a sentença, não podendo reverter a condenação. Como os três juízes federais responsáve­is pelo julgamento —João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus— votaram de forma unânime, não foi possível apresentar embargos infringent­es.

Um dos pontos que os ad-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil