Folha de S.Paulo

Damasco envia soldados a região curda no norte

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Exército da Síria enviou nesta terça-feira (20) tropas a Afrin, região curda do norte do país que é alvo de uma operação militar da Turquia contra a etnia lançada no fim de janeiro.

A informação foi confirmada pelas Unidades de Proteção do Povo (YPG), milícias curdas apoiadas pelos EUA no combate à facção terrorista Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

A agência estatal turca Anadolu, porém, afirma que as forças sírias pararam a dez quilômetro­s da entrada de Afrin após tiros de advertênci­a do Exército turco.

O regime de Damasco não ratifica a informação, mas acusa os turcos de bombardear áreas próximas ao caminho usado por seus soldados para chegar a Afrin.

Apesar de estarem em lados opostos na guerra civil da Síria, as milícias leais a Assad e os curdos têm evitado um conflito direto.

A aliança foi forjada depois da ofensiva de Ancara, que acusa os curdos sírios de se aliarem com os representa­ntes da etnia do lado turco, considerad­os um grupo terrorista pelo líder do país, Recep Tayyip Erdogan.

A improvável aliança entre Assad e os curdos complica ainda mais o xadrez político da região, que além dos curdos, da Síria e da Turquia, inclui ainda os EUA, o Irã e a Rússia.

Antes da chegada do Exército sírio, Erdogan disse que Moscou tentou impedir a chegada das forças a Afrin, o que não foi confirmado pelo Kremlin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil