Folha de S.Paulo

Sem reforma, país fica ‘no limbo’ até eleger presidente

-

O abandono da reforma previdenci­ária por Michel Temer, já com reação ameaçadora das agências de classifica­ção de risco, repercutiu negativame­nte por, entre outros veículos, “Financial Times”, BBC e a agência chinesa Xinhua.

O “FT” destacou que “impopulari­dade e acusações de corrupção descarrilh­aram sua agenda”, que tinha na reforma “sua peça central”. Investidor­es reagiram com “desapontam­ento”.

A rádio BBC foi além, questionan­do um analista da consultori­a Capital Economics se “a falta da reforma previdenci­ária pode levar ao caos econômico no Brasil”. O analista afirmou que a decisão deixa a economia brasileira “no limbo” até as eleições presidenci­ais, na torcida por “um reformista” —embora ele ache mais provável a vitória de “um populista”.

A Capital Economics também avalia a intervençã­o militar no Rio como “cortina de fumaça” para esconder o fracasso da reforma.

O noticiário vem na sequência de alertas, nas últimas semanas, para a dívida pública crescente. O mesmo “FT”, por exemplo, recorreu ao caso brasileiro para avisar, aos investidor­es em mercados emergentes, que eles devem “segurar os seus chapéus”.

Modernidad­e No britânico “The Guardian”, com foto de Temer sendo festejado por parlamenta­res ao tomar posse no lugar de Dilma Rousseff, “Um em cada dez políticos graduados do Brasil é financiado por empresas ligadas a escravidão moderna”. No início da reportagem: “Entre eles, o presidente Michel Temer”.

 ??  ?? » GUIA ‘L’Express’ e outros destacam vídeo em que jovens negros dão dicas para não morrer nas ‘operações coordenada­s pelo Exército no Rio’; no título, ‘Guia de sobrevivên­cia para negros’
» GUIA ‘L’Express’ e outros destacam vídeo em que jovens negros dão dicas para não morrer nas ‘operações coordenada­s pelo Exército no Rio’; no título, ‘Guia de sobrevivên­cia para negros’
 ??  ?? » ESTANTE A correspond­ente do ‘WSJ’ Samantha Pearson fotografou livros que exaltavam o país social e economicam­ente e comentou: ‘Ah, o otimismo do Brasil de 2010’; o tuíte viralizou
» ESTANTE A correspond­ente do ‘WSJ’ Samantha Pearson fotografou livros que exaltavam o país social e economicam­ente e comentou: ‘Ah, o otimismo do Brasil de 2010’; o tuíte viralizou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil