Folha de S.Paulo

Com desconto a hóspedes brasileiro­s. A casa se financia com seus próprios projetos e não recebe verba adicional.

- DIOGO BERCITO

A Casa do Brasil foi tomada. Essa construção modernista em Madri, propriedad­e do governo, foi ocupada nos últimos dias por artistas brasileiro­s, entre eles Carla Chaim, Ding Musa e Nino Cais. Eles afastaram os móveis, arrancaram um mural e instalaram suas próprias obras.

O coletivo inaugura a exposição gratuita “Ação e Reação”, na sexta (23), em paralelo à Arco, a tradiciona­l feira espanhola de arte. O projeto é organizado pela embaixada do Brasil e financiado pelo Ministério das Relações Exteriores, com apoio institucio­nal do Ministério da Cultura.

A Arco é uma importante porta de entrada para artistas brasileiro­s no mercado europeu. Na edição de 2017, as galerias nacionais presentes fecharam negócios de R$ 4,8 milhões. Mas esta é a primeira vez que o governo aproveita o evento para incentivar a produção nacional dessa maneira. O cantor Arnaldo Antunes se apresentar­á na abertura.

A exposição serve de en- saio para um possível próximo passo, um projeto da embaixada de inaugurar uma residência artística na Casa do Brasil, onde o Estado gerencia 125 quartos mobiliados.

A instituiçã­o foi criada em 1962 num terreno cedido pela Espanha para uso perpétuo. Hoje serve de escola de português e residência universitá­ria, HORIZONTAL Sete artistas estarão presentes na abertura: Carla Chaim, Carlos Nunes, Ding Musa, Marlon de Azambuja, Nino Cais, Sara Ramo e Victor Leguy. Há também uma obra de André Komatsu, que não pôde viajar a Madri. Além deles, outros 18 brasileiro­s expõem com vídeos.

A curadoria foi coletiva, com as decisões tomadas em grupo —quando a Folha visitou o local, durante os preparativ­os, os criadores ajudavam nas montagens uns dos

Outro projeto que evoca o Brasil são as diminutas esculturas de Chaim, objetos geométrico­s que lembram a linha horizontal da arquitetur­a paulistana. Ela teve a ideia do trabalho ao chegar à construção e ver o ambiente disponível — uma mesa diante de uma parede de vidro, através da qual se vê uma avenida.

 ?? Diogo Bercito/Folhapress ?? Exposição na Casa Brasil é organizada pela embaixada e financiada pelo Ministério das Relações Exteriores Montagem da exposição, com os móveis do saguão da casa empilhados pelos artistas
Diogo Bercito/Folhapress Exposição na Casa Brasil é organizada pela embaixada e financiada pelo Ministério das Relações Exteriores Montagem da exposição, com os móveis do saguão da casa empilhados pelos artistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil