Folha de S.Paulo

General da ativa do Exército vai comandar pasta

-

DO RIO

Um general da ativa do Exército irá comandar a Secretaria de Segurança Pública do Rio durante a intervençã­o federal.

O intervento­r federal, general Walter Braga Netto, avaliou nesta quinta (22) uma lista de candidatos a ocupar a pasta —todos generais da ativa. O escolhido por Braga Netto precisa ainda ter a aprovação da cúpula do Exército.

O general Richard Fernandez Lopes, natural do Rio de Janeiro, é um dos principais nomes na lista de cotados, segundo a Folha apurou. Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, ele foi responsáve­l pela ocupação militar no complexo da Maré.

Na terça (27) devem ser anunciados o comandante-geral da PM e o chefe da Polícia Civil. A expectativ­a é que um oficial da ativa também assuma a PM. Não será possível, contudo, colocar um militar na chefia da Polícia Civil, por restrições da Constituiç­ão.

Desde a redemocrat­ização que um oficial da ativa das Forças Armadas não comanda a Segurança Pública. Em 1999, Anthony Garotinho nomeou como secretário um general da reserva do Exército, José Siqueira Silva, demitido após 95 dias no cargo.

Desde sexta, a pasta está sob comando do subsecretá­rio de Assuntos Estratégic­os, Roberto Alzir (o titular, Roberto Sá, saiu após a intervençã­o). (SÉRGIO VRANGEL E LUCAS VETTORAZZO)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil