Folha de S.Paulo

Tranquila matriarca, adorava plantas e martíni

- FERNANDA PEREIRA NEVES ANTÔNIO FABIO PORTUGAL VIOTTI - Aos 90, casado com Lúcia Braga de Andrade Viotti. Cemitério São Paulo, r. Luís Murat, 245, Pinheiros. ARTHUR ALLEGRETTI JOLY - Nesta sexta (23), ao meio-dia, na Paróquia São José, r. Dinamarca, 32, Jd

A história de Lea Fortes começa com uma casa simples e uma rotina pacata no bairro de Vila Matilde, zona leste de São Paulo. Ainda menina, vivendo com os pais e dois irmãos, ela tinha muitas plantas em sua casa e precisava de longas caminhadas para fazer qualquer coisa na região.

Já com mais de 90 anos, a mesma história termina em outra casa simples e com uma rotina ainda pacata. Apesar de Lea viver agora na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, as plantas continuava­m a preencher o seu redor. Apenas as caminhadas, essas sim, ficaram mais escassas.

A menina cresceu quietinha até virar mulher. Era tranquila, avessa a brigas e até meio medrosa, diz o filho, Pedro. Casou-se com Paulo, estudante de direito na época; se tornou professora, ensinando adolescent­es; e teve dois filhos, o que a levou a deixar a carreira e se dedicar à casa.

Um divórcio, numa época em que divórcios não costumavam acontecer, fez Lea batalhar, sempre com a ajuda dos filhos. Apesar disso, nunca reclamava, mas resmungava devido à comida que “sumia” de seus armários, pelo custo dos remédios e pelas contas cada vez mais altas.

Sua diversão era brincar com os netos, cuidar de suas inúmeras plantas e jogar baralho enquanto bebia martíni com a irmã Lia, hoje falecida.

Mesmo com a idade avançada e alguns problemas de saúde, se recusava a deixar sua casa. Dizia que deserdaria o filho se fosse colocada numa casa de repouso —embora tivesse pouco a deixar.

Morreu dia 18, aos 94, por um problema cardíaco. Deixa um filho —um já é falecido—, seis netos e quatro bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil