Folha de S.Paulo

Empresas a necessidad­e de ir além do mercado doméstico.

-

políticas. Isso afeta o Estado e a forma como as empresas olham para o setor público.”

A análise faz parte do mapa estratégic­o da associação, que traça tendências globais e nacionais até 2022. O estudo será divulgado em março.

Nos últimos cinco anos —quando o último relatório do gênero foi elaborado pela entidade—, a indústria brasileira viu seus principais desafios mudarem: o Brasil perdeu destaque no cenário internacio­nal, e a crise mostrou às NÃO É PARA TODOS Um dos principais destaques do estudo é o aumento da pressão por inovação, com a chegada da indústria 4.0 —conceito que engloba novas tecnologia­s de automação e armazename­nto de dados.

Para Fernandes, a pesquisa e o desenvolvi­mento serão uma missão para uma “nata de empresas”, e o Brasil terá de encontrar nichos para garantir que participar­á desse grupo inovador.

“Uma parte expressiva da evolução 4.0 não vai se dar dentro da empresa, mas pela compra de equipament­os e softwares”, diz ele.

Se há risco de o Brasil perder competitiv­idade ao delegar a inovação a terceiros, potencialm­ente estrangeir­os? “Sim, há riscos, mas há mais oportunida­des do que riscos”, diz o diretor da entidade.

“Não vejo problema. Não que inovação não seja importante,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil