Folha de S.Paulo

Vivi uma fase no Lakers em que quanto mais derrotas, melhor

ATLETA DO BASKONIA, DA ESPANHA, DIZ QUE SE FRUSTROU NA NBA AO PERCEBER QUE OS LAKERS PRIORIZAVA­M DERROTAS EM TROCA DE BENEFÍCIOS NO DRAFT

- FÁBIO ALEIXO

FOLHA,

Marcelinho Huertas, 34, não vê a hora de voltar a defender a seleção brasileira de basquete. Sem jogar pela equipe desde a Olimpíada do Rio, o amador conta as horas para chegarem as janelas de junho e setembro das eliminatór­ias para a Copa do Mundo.

Um litígio entre a Fiba (Federação Internacio­nal de Basquete) e a Euroliga — principal liga interclube­s da Europa — o impediu de se apresentar ao time nacional nos jogos de novembro de 2017 e nos dois deste mês de fevereiro.

Na mesma quinta (22) em que o Brasil vencia a Colômbia por 84 a 49, Huertas estava em Moscou defendendo o Baskonia(ESP) contra o CSKA (RUS) pelo Europeu.

“Estou com saudade. Falo muito com o pessoal, acompanho os jogos. É um lugar onde me sinto bem e realmente é um sentimento único poder vestir aquela camisa”, disse o armador à Folha na capital russa.

Huertas também falou sobre a felicidade de estar de volta a um clube europeu depois de não ter sucesso em duas temporadas na NBA defendendo o Los Angeles Lakers.

“Talvez meu lugar na NBA fosse em um time melhor, com outras prioridade­s”, disse o brasileiro, que está no Baskonia desde o ano passado.

“Nos Lakers, a partir da metade da temporada, quando mais perdesse era melhor para ajudar no Draft, e isso pro jogador é muito ruim”, disse.

Antes do Draft (processo de seleção de calouros), é feito um sorteio para determinar a ordem da escolha das equipes. Os times com mais derrotas e que ocupam as últimas posições da tabela têm mais chances de receberem a primeira escolha. Estatístic­a divulgada pela NBA aponta que o pior time da liga tem 25% de chances de ser o primeiro a escolher. Tal sistema será utilizado pela última vez em 2018. Folha - Como se sente na Europa depois de uma passagem sem tanto sucesso pela NBA?

Marcelinho Huertas - É bom voltar ao lugar em que passei tantos anos da minha carreira, aqui na liga espanhola, jogando também a Euroliga. É onde tive uma experiênci­a vitoriosa. Eu não poderia estar num lugar em que me sentisse mais à vontade. Você estava no lugar errado na hora errada?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil