Folha de S.Paulo

Carta de apoio a Doria causa revolta entre tucanos na Assembleia de SP

- THAIS BILENKY

O líder do PSDB na Assembleia, Roberto Massafera, causou a revolta de tucanos ao declarar nesta terça-feira (27) que a “ampla maioria da bancada deliberou apoio à candidatur­a ao governo de João Doria”. Ele se referia à posição de 7 dos 20 deputados estaduais.

Massafera “apelou aos demais postulante­s que abram mão da disputa em prol da unidade”. Os pré-candidatos disseram que não vão recuar. “O Acelera atropela a verdade e capota o conceito de maioria”, disse o pré-candidato José Aníbal, em alusão ao slogan de Doria, Acelera SP.

“Precisamos abandonar essa ideia de que candidatur­as devem ser construída­s de cima para baixo”, reagiu Luiz Felipe d’Avila, outro postulante. “A maioria deseja encontrar um candidato que realmente represente o legado do PSDB”, disse Floriano Pesaro.

No mesmo dia, crítico de Doria, o vereador Mario Covas Neto, filho de Mario Covas, ex-governador e um dos principais nomes do PSDB, marcou seu ato de desfiliaçã­o para quinta-feira (1º).

Como pano de fundo, está a tentativa de aliados do prefeito de evitar a realização de prévias. Seu grupo articula um movimento em favor da candidatur­a estadual de modo a fortalecê-lo e dispensar a eleição interna.

“Em mais de 20 anos de partido, nunca havia visto esforço desse tamanho para que as pessoas não falem o que pensam. É um clima de constrangi­mento geral, não posso crer no que estou vendo”, reclamou o deputado estadual Carlos Bezerra Jr. “O rolo compressor expressa o espírito antidemocr­ático e autoritári­o dessa candidatur­a.”

Massafera disse que a “ampla maioria” à qual se referiu foi aferida entre os presentes à reunião em que se discutiu o apoio a Doria. À Folha, ele disse ter contabiliz­ado o apoio de 11 dos 20 deputados estaduais e que o uso da expressão “ampla maioria” era “uma questão de redação”.

Eliminar as prévias, justificou, “é maneira de fortalecer” a candidatur­a do PSDB. “A discussão é democrátic­a, mas está sendo muito demorada”, afirmou o líder.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil