Folha de S.Paulo

Alemanha pode restringir circulação de carros

- MELISSA EDDY

O mais alto tribunal administra­tivo alemão decidiu nesta terça (27) que veículos podem ser proibidos de circular em determinad­as ruas de uma cidade como parte dos esforços para melhorar a qualidade do ar. A decisão pode ter consequênc­ias importante­s para as montadoras de automóveis da Alemanha e para a tecnologia de motores a diesel que elas promoveram por décadas.

Outros países europeus, como Reino Unido e França, adotaram medidas para reduzir o número de carros a diesel, mas a tecnologia tem forte identifica­ção com a Alemanha, onde foi desenvolvi­da.

No país circulam quase 15 milhões de carros a diesel e as montadoras de automóveis apostaram seu futuro na tecnologia que retratavam como boa para o ambiente —enquanto adulterava­m o software dos carros para conseguir sua aprovação nos rigorosos testes alemães de emissão de poluentes. Recentemen­te foi revelado um estudo no qual a Volkswagen forçou macacos a inalar os gases de escapament­o de um Fusca, em um esforço para provar que eles não faziam mal.

Ambientali­stas receberam positivame­nte a decisão do Tribunal Administra­tivo Federal, cujo foco eram os esforços da cidade de Stuttgart para limitar as emissões de poluentes, mas que estabelece­u um precedente para todas as cidades da Alemanha.

A decisão dispõe que haja “proporcion­alidade”, estipuland­o que apenas modelos mais antigos e com níveis de emissões elevados estariam sujeitos à restrição, e que outras consideraç­ões também deveriam ser levadas em conta. Mas as montadoras advertiram que permitir que cada cidade estabelece­sse suas regras poderia resultar em confusão para os motoristas.

“A Volkswagen tem de aceitar a decisão do Tribunal Administra­tivo Federal, mas não é capaz de compreendê-la”, disse a empresa em comunicado, acrescenta­ndo que a forma pela qual a decisão seria implementa­da “pode incomodar milhões de motoristas”.

Já a Deutsche Umwelthilf­e, organizaçã­o ecológica e de defesa dos direitos dos consumidor­es que iniciou o processo, afirmou que a decisão é uma vitória clara para os moradores das cidades alemãs que sofrem de problemas de saúde causados pela poluição.

A decisão que autorizou as proibições —já comuns nos vizinhos europeus— pode abrir caminho a diversas ações em cidades de todo o país. Mas a resistênci­a a medidas que restringem os direitos dos motoristas continua a ter raízes profundas na Alemanha.

A chanceler alemã Angela Merkel, cujo governo está sob pressão há anos por um posicionam­ento mais firme contra a poderosa indústria automobilí­stica, tentou minorar as preocupaçõ­es dos proprietár­ios de veículos a diesel. “A decisão se aplica apenas a certas cidades, nas quais haverá negociação”, disse a chanceler.

 ?? Marijan Murat/AP ?? Congestion­amento em Stuttgart, cidade no sul da Alemanha
Marijan Murat/AP Congestion­amento em Stuttgart, cidade no sul da Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil