Folha de S.Paulo

Por contrato, decisão sobre cirurgia de Neymar é do PSG

Para se garantir na Copa, jogador quer operar, o que desagrada o clube francês

-

Tratamento escolhido para curar a lesão do atacante da seleção deve ser anunciado nesta quarta-feira (28) FOLHA,

Uma cláusula no contrato entre Neymar e Paris SaintGerma­in garante ao clube francês a decisão final sobre tratamento­s médicos que o jogador vier a fazer durante o período de vigência do acordo, até 2022. O atacante e a equipe discordam sobre a necessidad­e de uma cirurgia para tratar a lesão que ele sofreu no último domingo (25).

Há sete meses, o clube francês pagou 222 milhões de euros (R$ 879,5 milhões em valores atuais) para contar com o ex-santista no elenco.

Neymar sofreu contusão durante a partida contra o Olympique de Marseille, pelo Campeonato Francês. Exame realizado na segunda-feira (26) detectou uma fissura no quinto metatarso do pé direito, resultante de um entorse no tornozelo.

Para estar 100% recuperado na Copa do Mundo da Rússia, que começa em 14 de junho, o atacante brasileiro quer passar por uma cirurgia no pé direito, que o tiraria de campo pelo PSG por pouco mais de dois meses.

O brasileiro está fora do jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid, independen­temente da opção de tratamento. No entanto, se não operar, tiver uma recuperaçã­o rápida, e o PSG se classifica­r para a próxima fase, o jogador poderia voltar a campo a tempo de disputar as quartas, marcadas para 2 de abril. Com a cirurgia, Neymar só voltaria a treinar pouco antes da disputa dos jogos de volta das semifinais.

O PSG não gostou de ver em veículos de mídia brasileiro­s informação sobre a possível cirurgia do jogador. A preferênci­a do atacante pela operação foi publicada nesta terça (27), primeirame­nte no site Globoespor­te.com.

Os franceses interpreta­m a divulgação da informação como uma forma de pressão. O brasileiro foi contratado com a expectativ­a de que liderasse o clube, que pertence a empresa ligada à família real do Qatar, à conquista inédita da Liga dos Campeões.

“A informação de que Neymar vai operar é falsa”, afirmou o técnico do PSG, Unai Emery, em coletiva.

“Falei com o médico nesta manhã, e ele me explicou o que os exames revelaram. Também falei sobre o assunto com o Antero [Henrique, diretor esportivo], com o presidente e com o próprio jogador”, disse o treinador.

Em uma situação extrema, em que Neymar se negue a seguir uma orientação médica do clube, o contrato prevê um rompimento unilateral, com pagamento de indenizaçã­o por quem descumpriu o acordo, no caso o jogador. A Folha apurou que a hipótese é descartada pelos assessores do atleta, que creem ser possível convencer os franceses da necessidad­e da operação.

Procurado, o PSG informou que o clube não vai se manifestar por enquanto. A assessoria de Neymar disse que aguarda um posicionam­ento oficial do clube francês.

“O PSG já sabe que não vai contar com o Neymar nos próximos jogos. Que não vai contar com o Neymar por seis semanas no mínimo. Porque esse tratamento vai durar de seis a oito semanas. Isso já está definido. Independen­temente de cirurgia ou não. O tratamento convencion­al também vai demorar de seis a oito semanas, e só o que precisamos fazer é escolher o tratamento que não vai causar uma nova fratura lá na frente, que possa prejudical­o”, afirmou o pai de Neymar em entrevista à ESPN Brasil.

A lembrança da lesão que o tirou da Copa do Mundo de 2014 teria pesado na decisão do jogador. Após choque com o colombiano Zúñiga, nas quartas de final, ele não pôde

UNAI EMERY

técnico do PSG disputar a semifinal.

Amigos da família do jogador contaram à reportagem que Neymar estava irredutíve­l quanto à ideia de passar pela operação. Seu objetivo é vencer a Copa e conquistar o prêmio de melhor do mundo. PROGNÓSTIC­O PROCEDIMEN­TOS PARA RECUPERAÇíO

A informação de que Neymar vai operar é falsa. Falei com o médico nesta manhã, e ele me explicou o que os exames revelaram

 ?? Thibault Camus - 25.fev.2018/Associated Press ?? Neymar se lamenta após sofrer lesão no pé em partida contra o Olympique de Marseille, no domingo (25), pelo Francês
Thibault Camus - 25.fev.2018/Associated Press Neymar se lamenta após sofrer lesão no pé em partida contra o Olympique de Marseille, no domingo (25), pelo Francês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil