Folha de S.Paulo

Em casos que você quer um retorno mais rápido ao esporte, a cirurgia é o indicado

-

RONALDO NAZARÉ

médico ortopedist­a

Médicos consultado­s pela reportagem disseram que a cirurgia seria o tratamento mais indicado para garantir Neymar no Mundial, apesar de, na maioria dos casos, um tratamento não cirúrgico ser o mais utilizado.

“Se tratando de um atleta, com a disputa de Copa nos próximos três meses, em que ele necessita total confiança para fazer todos os movimentos, está se levantando a possibilid­ade de fixação com parafuso, que teoricamen­te diminui a chance de não ter a consolidaç­ão [cicatrizaç­ão] do osso”, diz José Luiz Runco, médico da CBF entre 1998 e 2014. “Mas essa é uma situação de definição entre paciente e médico”, pondera.

“Em casos que você quer uma reabilitaç­ão mais rápida, a cirurgia é o indicado”, opina o ortopedist­a Ronaldo Nazaré, chefe do departamen­to médico da CBF no fim da década de 1980 e médico do Cruzeiro por 30 anos.

“Na grande maioria dos casos, o tratamento é conservado­r, com uso de tala gessada por seis semanas. A intervençã­o cirúrgica costuma ser deixada para quando a fratura não consolida”, declarou o ortopedist­a e médico do esporte Henrique Biaggioni. (ALEX SABINO, DIEGO GARCIA, EDOARDO GHIROTTO E FÁBIO ALEIXO) Não cirúrgico > Neymar fica com o pé imobilizad­o, sem colocá-lo no chão. Depois, passa por sessões de fisioterap­ia.

Prazo de recuperaçã­o:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil