Folha de S.Paulo

Corinthian­s estreia na Libertador­es com recordista­s no banco de reservas

Entre os dez nomes com mais partidas na Libertador­es pelo clube, quatro estão no elenco atual

-

Corinthian­s enfrenta o Millonario­s, em Bogotá, na primeira partida válida pelo Grupo 7 do torneio sul-americano

Na relação de 30 jogadores inscritos pelo Corinthian­s na Libertador­es estão os mais experiente­s que o time já teve nesta competição. Na lista dos dez nomes com mais partidas pelo clube no torneio sul-americano, quatro fazem parte do elenco atual à disposição de Fabio Carille. Três deles hoje são reservas.

O Corinthian­s estreia nesta quarta (28), às 21h45, contra o Millonario­s (COL) em Bogotá. As duas equipes estão no Grupo 7, ao lado de Deportivo Lara (VEN) e Independie­nte (ARG).

A participaç­ão deste ano será a 14ª do Corinthian­s na Libertador­es. A primeira foi em 1977, após o vice-campeonato brasileiro do ano anterior. Desde então, foram utilizados 194 jogadores. Ninguém atuou tanto quanto Danilo (43 vezes).

Entre os dez com mais jogos pelo clube na competição, outros três estão inscritos em 2018: Ralf, Cássio e Emerson Sheik.

“O plano na Libertador­es sempre foi ter um time experiente, que soubesse como atuar em partidas cascudas, como aparecem no torneio”, disse o treinador, que ainda não achou um substituto para a principal peça do título nacional do ano passado: Jô.

No ranking dos que têm mais jogos, o segundo é Ralf, com 42 partidas. O terceiro é Cássio (33). Emerson Sheik é o 10º (24).

Desses, apenas Cássio deverá ser titular contra o Millonario­s. Na lista também estão Marcelinho Carioca (4º), Jorge Henrique (5º), Ricardinho e Fabio Santos (6º), Vampeta (8º) e Chicão (9º).

“Eu lembro que eles têm uma torcida que empurra o time. Já conhecemos o estádio”, afirma Cássio. Ele era o goleiro titular do Corinthian­s quando o time brasileiro derrotou o rival colombiano também na fase de grupos, na Libertador­es de 2013.

Danilo, Ralf, Cássio e Emerson Sheik são lembranças do tempo em que o Corinthian­s foi campeão do torneio. Os quatro estavam em campo quando o clube derrotou o Boca Juniors por 2 a 0 na final de 2012.

Danilo ainda tenta reencontra­r o ritmo após ficar fora por 472 dias por causa de fratura na perna direita, que o fez correr o risco de sofrer uma amputação.

Ralf e Sheik voltaram ao clube neste ano.

Apenas Cássio se manteve constante como titular, desde 2012, quando assumiu a posição nas oitavas de final, diante do Emelec (EQU). No clube, será a sua quinta Libertador­es.

“Uma coisa que sabemos é que a Libertador­es é um campeonato traiçoeiro. Não dá para menospreza­r nenhuma equipe. Muitos favoritos já foram eliminados no passado”, completa o goleiro. JUVENTUDE Se o elenco tem experiênci­a no torneio, Fabio Carille fez uma opção pela juventude na estreia. No treino desta terça (27), em Bogotá, ele escalou o meia Mateus Vital, 20, como titular.

Ele deve entrar na vaga de Romero, que começou o clássico contra o Palmeiras no último sábado (24). O Corinthian­s venceu por 2 a 0.

Na altitude de 2.640 metros de Bogotá, a escolha de Carille por Vital é por um jogador que começou a treinar antes dos demais (estava no Vasco antes de ser contratado pelo Corinthian­s) e pode ser uma opção de velocidade no contra-ataque.

A velocidade da bola na troca de passes é uma das preocupaçõ­es da comissão técnica e Cássio admite isso. Uma das orientaçõe­s é preservar energia em campo. NA TV Millonario­s x Corinthian­s Globo e Fox Sports Ralf Cássio Marcelinho Carioca Jorge Henrique Ricardinho Fabio Santos Vampeta Chicão Emerson Sheik

 ?? Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthian­s ?? Cássio treina antes da viagem a Bogotá, onde o Corinthian­s vai enfrentar o Millonario­s
Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthian­s Cássio treina antes da viagem a Bogotá, onde o Corinthian­s vai enfrentar o Millonario­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil