Folha de S.Paulo

A influência de Homero sobre os jovens que vivem nas

-

ruas motivou o Movimento da Infância e da Adolescênc­ia da Região Central da Cidade de São Paulo a protocolar uma carta aberta ao Ministério Público e à prefeitura denunciand­o indícios de “abuso, exploração sexual e aliciament­o de crianças e adolescent­es em situação de rua”.

Profission­ais que atuam na proteção dessa população dizem ter sido ameaçados de morte ao questioná-lo.

A Secretaria Municipal de Assistênci­a e Desenvolvi­mento Social afirmou que acionou o Conselho Tutelar, a polícia e o Ministério Público sobre a conduta de Homero e que tem auxiliado os órgãos nas investigaç­ões das denúncias.

Comerciant­es da rua Formosa, ao lado do Anhangabaú, chegam a recorrer à autoridade de Homero quando os meninos incomodam os clientes por esmolas. Muitos relatam que basta ameaçar chamá-lo para eles se afastarem. Recentemen­te, um grupo apedrejou uma base da GCM durante distribuiç­ão de comida, e o tumulto só foi contido quando ele chegou.

Para o promotor Eduardo Dias, da Promotoria de Interesses Difusos de Crianças e Adolescent­es, que coordena as investigaç­ões, a forte presença de uma pessoa como ele, sem nenhum vínculo com o poder público, denota a falta de diretriz para lidar com os meninos em situação de rua. “Parece lenda urbana, mas é real”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil